5
ago
2013

A história da New Balance

A “New Balance Arch Support Company” foi fundada em Boston no ano 1906, por William J. Riley, um imigrante inglês de 33 anos. A empresa começou fabricando palmilhas, suportes e outros acessórios para deixar os calçados da época mais confortáveis. O primeiro produto foi uma palmilha flexível com três pontos de suporte que aumentava o equilíbrio e conforto dos sapatos. Reza a lenda que William J. Riley bolou o conceito ao observar o pé de uma galinha, e concluir que as três garras criavam o equilíbrio perfeito.

a primeira loja da new balance

A primeira loja da New Balance

Anúncio vintage de palmilhas da New Balance

Um dos primeiros anúncios da empresa

A New Balance continuou vendendo produtos ortopédicos até 1960. Foi neste ano que partiram para os calçados e lançaram o Trackster, o primeiro tênis do mundo feito especialmente para corredores. Com sola ondulada, o Trackster era vendido em várias larguras para acomodar todos os tipos de pés.

O primeiro New Balance Trackster

Anúncio antigo da New Balance

Em 1972 a New Balance ainda fazia apenas seis pares de tênis por dia apesar de ter mais de setenta anos de existência. A equipe tinha apenas seis funcionários fazendo o possível para atender a demanda dos corredores dedicados. Foi Jim Davis, um empreendedor de Massachusetts, que enxergou o boom do atletismo na década de 70 como uma oportunidade para impulsionar a marca até o topo das fabricantes de calçados esportivos.

anúncio antigo da new balance

Esse boom dos anos 70 foi muito importante para todas as marcas de tênis. Foram os anos de Steve Prefontaine, a era dos corredores cabeludos e barbados que desbravavam o asfalto vestindo camisetas desbotadas, bermudas curtinhas e os primeiros tênis de corrida que na época eram feitos simplesmente de camurça e tecido. A região de Boston, graças aos esforços da New Balance, tornou-se um grande centro para o esporte. E foi lá mesmo na cidade natal, em 1975, que lançaram seu segundo modelo. O NB 320 foi a base para a estética que os tênis da marca tem até hoje. Logo de cara foi usado por Tom Fleming, vencedor do ano da famosa maratona de Boston.

Tom Balance na maratona de Boston com o tênis New Balance 320

Tom Fleming em Boston, 1975

Até hoje a preocupação maior deles é o conforto. A filosofia da marca é contrária a tudo o que vemos por aí. Eles não patrocinar ninguém e não gastam dinheiro em grandes campanhas publicitárias. Ao invés de utilizar o orçamento  pagando celebridades e atletas, a New Balance prefere investir em pesquisa, design e fabricação. Mesmo assim, graças a seu conforto superior, os tênis da marca conseguem ser idolatrados por pessoas comuns que convivem com o esporte no seu dia-a-dia.

anúncio original da new balance 555

 

Anúncio New Balance vintage

Ao longo de sua existência foram responsável por criar alguns dos tênis mais confortáveis do mundo. O New Balance 373 é uma versão atual do tênis de 75. O sistema de numeração que a marca usa funciona mais ou menos assim: Quanto mais alto os primeiros dígitos, mais alta a performance e a tecnologia. Os números que seguem se referem basicamente a versão de um modelo. O New Balance 996, por exemplo, tem uma sola com mais suporte.

Mais impressionante do que isso é o comprometimento com as suas tradições. Eles nunca desviaram muito do estilo que começaram, mantendo ano após ano a aparência e o conforto dos calçados. Além disso, esforçam-se para manter suas origens e até hoje mantém a maioria da sua produção em fábricas nos Estados Unidos e na Inglaterra, os países de seu criador.

Hoje, os calçados de corrida e de caminhada são usados tanto dentro quanto fora da pista. Os tênis tornaram-se um básico esportivo para os homens e as mulheres. Olha só algumas idéias, e pode clicar aqui para ver os modelos que temos na Black Boots.

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