Anatomia da Bota

Pensando em ajudar nossos clientes em suas futuras compras de botas, desenvolvemos um guia rápido e fácil para a compreensão da terminologia usada nas botas. Você não tem que ser um perito, mas saber os termos comuns vai ajudá-lo a comprar seu próximo par de botas. Observe que todas as botas são diferentes, mas este guia lhe dará uma ideia da anatomia básica.

Anatomia de uma bota

– Cadarço/Atacadores – Os atacadores da bota, também conhecidos como cadarços, são produzidos em diversas formas e materiais… desde cadarços arredondados de nylon aos cadarços retos de couro.

– Ilhós – Orifícios onde passam os cadarços. Muitas vezes você ouve o termo 6-Eyelet ou 8-Eyelet ( muito utilizado em botas gringas ) referindo-se ao número de ilhoses de uma bota… e isto pode ser usado para ajudar a determinar a altura da bota.

– Cabedal/ Peito do pé – A parte da bota acima da sola ou a parte “superior” da bota.  Normalmente feito de couro ou camurça.

– Biqueira – Parte da bota que cobre e protege os dedos dos pés. Existe uma grande variedade de estilos e formas.

– Sola  – Parte da bota que toca o chão. Existem varios tipos, e em breve falaremos sobre este assunto, detalhando cada tipo de sola.

– Vira – é o contorno de couro, ou de borracha que envolve o cabedal na entressola e no solado. Existem alguns tipos de construção, como a Goodyear, o blaqueado e o pré frezado.

– Salto – A parte traseira da bota que entra em contato direto com o chão.

–  Puxador – faixa de couro em loop de couro usado para ajudar a calçar a bota. Lá fora é conhecido como Loop Pull … mas nem todas as botas têm este recurso.

Anatomia de uma bota

– Palmilha – Parte interna encontrada dentro da bota que toca seu pé. A palmilha determina o conforto de uma bota. E elas podem ser de EVA, PU, ou mesmo espuma…forradas de couro… ou de material sintético. Em alguns modelos a palmilha pode ser apenas de couro.

– Forro e preenchimento – Tecido ou material que cobre o interior da bota para ajudar a isolar os pés, podem ser feitos em couro, ou material sintético… e muitas vezes preenchidos com espuma ou EVA.

– Língua – Tira de couro que está localizado abaixo dos atacadores/cadarço da bota. Protegem o peito dos pés… podem ser soltas ou presas ( língua morcego ).

– Alma – Estrutura de suporte entre a sola e a palmilha, na maioria das vezes feito em aço, ou em acrílico com miolo em aço.

anatomia de uma bota 3

– Taloneira – é uma faixa firme de couro colocada para fortalecer o corpo do calcanhar da bota, e assim aumentar o apoio do calcanhar e o cano.

– Costuras – São as costuras que unem as diversas partes de couro, ou outro material, das botas.

Cada tipo de construção terá um efeito na durabilidade da bota. Através destas dicas vc poderá avaliar melhor o produto que esta comprando… e desta forma saber quanto vale a sua bota. Qualquer duvida vc pode entrar em contato com a gente através do nosso blog.

Valeu!!!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *