11
abr
2014

Black Boots 18 Anos: Bota Moc Toe

Black Boots Moc Toe

Faz um tempo que soltamos a notícia das botas comemorativas de 18 anos da Black Boots.  São dois estilos de bota, em algumas variações de cores. Naquela época o conceito ainda estava no papel, mas agora temos o primeiro protótipo da primeira bota. Os dois modelos são inspirados por modelos de botas clássicas, quase que retrô. Neste caso, é um tipo de bota que foi bolada pela Red Wing, uma marca americana de calçados que está na ativa desde 1905. A Redwing fica cidade de Red Wing, no Minessota, onde ainda tem a fábrica de calçados e o próprio curtume. É uma marca que preza muito a autenticidade e o trabalho local.

Esta é uma bota no estilo “Moc Toe”, assim chamada por causa da construção estilo mocassim na parte da frente, com uma costura que une duas peças de couro, formando o cabedal da bota. O modelo original tem o cano mais alto e foi lançado na década de 1950, como bota outdoor esportiva. O solado branco de crepe branco era muito leve e sem ranhuras proeminentes para evitar o acumulo de terra e ouros resíduos. O modelo original tem um solado plataforma, para proporcionar um apoio melhor do que botas com saltos.

A bota esportiva, por ser muito confortável, acabou sendo adotada por trabalhadores. Ela provou ser uma companheira ideal, proporcionando durabilidade e conforto para quem estava nas fazendas e nas fábricas. O mercado industrial pediu uma versão mais baixa, que veio logo em seguida. O incrível é que estes modelos de bota existem até hoje. Permaneceram idênticos por 60 anos, e podem ser comprado na Redwing exatamente como eram (infelizmente, por algum motivo, eles não vendem para o Brasil). Este estilo de bota virou padrão para todas as as marcas que vieram depois, cada uma com a sua versão.

O conceito por trás destas botas comemorativas é produzir calçados com alto padrão de qualidade aqui mesmo. Seguindo a filosofia das originais, queremos lançar botas com uma estética atemporal e construção de primeira. Vão ser pares de calçados para aguentar muito uso, compartilhar muitos momentos e ganhar beleza com as vivências. Ainda faltam alguns ajustes… no formato do cabedal, acertar a qualidade dos ilhoses e definir o cadarço, mas já da pra babar nelas!

O cabedal foi montado com uma construção “moc toe” na ponta, e costuras triplas nas laterais (onde a bota sofre mais atrito). O calcanhar é reforçado por dentro com um contraforde de couro, ao invés do padrão atual no mercado brasileiro, que é uma espécie de fibra papelão. A bota não é forrada, e tem a parte interna de camurça, natural da peça de couro mais espessa que selecionamos. A parte da frente tem a lateral interna e o topo também reforçados com couro natural. Isto pode causar estranheza no início, pelo menos para quem não está acostumado com uma “work boot“, mas a bota é feita para ser resistente e “quebrar” com o uso, moldando-se ao pisar.

Black Boots Moc ToeBlack Boots Moc Toe

Foi uma pena não ser possível fazer as botas com a construção Good Year Welted, mas elas serão blaqueadas (costura da sola ao cabedal) para assegurar uma boa estrutura. As fotos não mostram, mas a língua da bota é costurada nas laterais, presa ao cano para evitar a entrada de terra, poeira, etc. Por último, vem uma das partes mais legais, que é o solado. Para desenvolver esta bota, entramos em contato com a Vibram, a melhor produtora de solas do mundo, e escolhemos esta sola feita com composto Gumlite, que é muito leve, macio e com um grip fenomenal.

Ficamos muito contente com o resultado deste primeiro piloto e estamos muito animados pelo que está por vir. Em breve vamos ter mais novidades, e ainda tem mais um modelo pra mostrar! Assim que ele chegar, colocamos aqui também.Black Boots Moc ToeBlack Boots Moc ToeBlack Boots Moc Toe

Comentários

comentários

Poderá também gostar de

como-e-feita-desert-boot-destaque
Como é Fabricada Uma Desert Boot
Nova Black Boots – Rua Sergipe 1233
Caminhão de Mudanças…
carteiras old black
Acessórios Black Boots – Carteiras Old Black

27 Respostas

  1. Pingback : Estilo: Botas Moc Toe

  2. Author Image
    Fatima nogueira

    Meu marido trabalha na fazenda das palmeiras aqui no vale do paraiba em sao jose dos campos e na epoca de 80 existia uma loja dessa bota estilo boot americano hoje não existe mais

  3. Author Image
    Fatima nogueira

    Se vcs puderem me ajudar a comprar um par delas para ele ficarei muito grata ,por favor gostaria de saber o valor e como adquiri_la obrigado !

  4. Author Image

    Oi Agilson. Tivemos um problema na produção por causa das solas importadas da Vibram. Estamos trabalhando para contornar a situação. Daqui a pouco soltamos alguma notícia. Abs!

  5. Author Image
    Adriano

    Tenho uma red wing moc toe e essa de voces parece que chega bem perto da qualidade da Red.

    Existe alguma previsao para o lançamento dessa bota?

    vlw

  6. Author Image

    Olá Adriano. Estamos desenvolvendo este produto aqui no Brasil, ela está ficando bem legal. Demorou mais do que o esperado por causa da disponibilidade deste solado na Vibram. Esta semana recebemos mais um piloto, e acredito que dentro de uns 60 dias ela estará pronta para ser lançada. Não é fácil desenvolver um produto com a qualidade da Red Wings, temos alguns problemas de produção… e no Brasil não tem ninguém fazendo calçados com a mesma construção goodyear welted. Considero que o nosso modelo ficou bem confortável de início do que a original, que demora um pouco para amaciar. A qualidade do cabedal bem próxima. Colocamos um solado da Vibram, que vc ja deve conhecer… a unica diferença é que como falei, não foi possivel fazer uma bota com a costrução Goodyear Welted.

  7. Author Image
    adriano

    Buenas, eu de novo aqui enchendo o saco…rs

    Estou quase comprando uma outra Red moc toe, mas estou querendo apostar na bota de voces. Ja possuo dois modelos com a marca BlackBoots e sao otimos, bonitos e resistentes.
    Cheguei a ver a que a westcoast fez, mas é vergonhosa. Quem conhece nao compra.

    Já a da Black, tenho certeza que superará as expectativas de todos.

    Vou aguardar e se puder passar algum update do processo todo, agradeço.

    abrass.

  8. Author Image

    Oi Adriano, tudo bem?

    Você é de Belo Horizonte? Nós já recebemos duas versões da bota para aprovar. Tivemos que ajustar o calcanhar da primeira, que também ficou com a parte da frente muito dura (exageramos na robustez). A segunda ficou com o cabedal perfeito, em duas cores, mas o solado Vibram não pegou muito bem no couro oleoso. Estamos agora buscando uma alternativa, testando a temperatura da colagem, o material, vários fatores que podem estar prejudicando a aderência. Está demorando um pouco mas queremos acertar ela e um outro modelo que vamos lançar.

    Postei uma foto da bota depois de um longo testr drive para você ver aqui: http://soqueriaterum.tumblr.com/post/102446374839

    Abs!

  9. Author Image
    Adriano

    Buenas,

    Nao, sou de SP.
    Realmente o test drive foi longo nessa bota, está bem batida. Do jeito que tem que ser mesmo.

    A forma como vem descrevendo o processo de confecçao dessa bota só faz-me querer esperar por ela. Espero que consigam atingir o nivel de qualidade que desejam. Padrao Black Boots de qualidade.

    Valeu pelo heads up.

  10. Author Image
    Marcio

    a bota da Vulcabrás tinha o apelido de vulca, era comercializada em varias lojas, mas lembro-me de uma loja especifica que ficava próximo da estação da luz, aqui em sampa. Estive na semana passada no shopping Curitiba e achei uma bota muito parecida com a vulca, até a cor era igual (marrom/caramelo), com preço promocional de R$250,00, não me recordo do nome da loja. Pode ser que estejam fazendo uma pesquisa de aceitação de mercado, já que em Curitiba é comum este tipo de marketing de lançamento.

  11. Author Image
    Milton Ubirajara de Oliveira

    Não lembro do modelo “Vulca”, como citado, mas tive três pares de botas com solado da Vulcabras, com a inscrição “oil resistent”, da marca Laramie. Isso foi entre as décadas de 80 e 90. Posso garantir que eram muito confortáveis e duráveis. Essa da foto lembra muito a primeira que tive, embora o solado pareça outro material e um pouco mais baixo.

  12. Author Image
    Eduardo Grou

    Boa tarde
    Quem souber sobre a famosa VULCA ( LARAMIE ), por entre em contato via e-mail. Nos anos 80 e 90 usei muito já procurei em vários lugares e muitos nem conhece. Tem esse modelo acima e a cano baixo, tive as duas. Elas tmb. vendiam nas lojas da ( LONDON FOG ), ou na própria fabrica que tinha em Guarulhos na Av. Timotio Penteado, na Vulcabrás e na Arco flex.
    Quem soube onde vende por favor entre em contato ok.
    Eduardo.

  13. Pingback : O Ano das Botas -

  14. Pingback : O ano das Botas

  15. Author Image
    José Ricardo

    Conforme já salientado nos comentários anteriores, a Vulcabrás comercializava uma bota semelhante [na aparência] à bota tradicional da Red Wing [cano longo]. O solado era de uma tonalidade creme e o corpo da bota na cor caramelo. Na sola vinha gravada a inscrição “oil resistent”. Era uma bota boa e durável. Com o passar do tempo esse modelo foi descontinuado. Pasaram a comercializar uma versão de cano curto e um solado na cor caramelo, que não era tão durável quanto o solado da versão anterior. Aqui em SP esse tipo de calçado era encontrato nas lojas do centro. A partir da década de 80 não consegui mais encontrar esse modelo. Fiquei feliz e descobrir que a Black Boots está comercializando um modelo semelhante à bota da Red Wing. Vou experimentar! Abraço, JR.

Deixe um comentário