As botas e o processo civilizatório

Os primeiros registros conhecidos da utilização da bota como meio de proteção e, claro embelezamento dos pés são datados por volta de 15000 a.c., o que indica claramente que as botas fizeram e ainda fazem parte do nosso processo civilizatório. Ela foi evoluindo e mudando de forma com a medida do tempo, além de ter ido ganhando mais charme e beleza. E se você já está pensando que as botas fazem sucesso só em lugares com temperatura fria, está muito enganado! Aqui no Brasil as botas têm se tornado cada dia mais populares, se adaptando com nosso clima e nossa cultura e se tornando um item de vestuário indispensável.

As botas estão em todos os lugares

No Brasil, o uso das botas “worker” se tornou amplamente difundido e é usada por pessoas de estilos variados, inclusive por famosos, o que demonstra mais uma vez que atualmente e cada vez mais não existem barreiras geográficas, possibilitando uma troca entre tendências e gostos cada vez mais dinâmica, seja entre artistas ou fãs, tornando a bota um grande emblema da década.

Confira algumas fotografias:

Fiuk bota punk
Fiuk e seu coturno.
o-guitarrista-marco-tulio-da-banda-jota-quest-durante-as-gravacoes-do-clipe-tudo-esta-parado-no-clube-yacht-em-sao-paulo-a-faixa-e-o-segundo-single-do-album-foliacaos-lancado-em-abril-5912-1346881357908_956x500
Marco Túlio do Jota Quest
Nando Reis
Nando Reis
Nando Reis
Nando Reis
Luan Santana
Luan Santana e você
Gustavo Lima
Gustavo Lima

183784  36luan

Bruno Gagliasso Botas
O ator Bruno Gagliasso de botas em sua moto customizada.
Chay Suede Dr Martens
Chay Suede de Dr. Martens.
Falcão do Rappa com Yellow Boot
Falcão com as suas botas, quase que uma marca registrada.

De onde veio a bota?

E para falar um pouco sobre a história desse item tão querido para nós, é interessante saber que as peças mais antigas registradas foram encontradas na mesopotâmia e no Oriente Médio, e muito se engana quem acha que elas eram apenas alguns pedaços de couro costurados. As antigas botas possuíam muitos itens decorativos, demonstrando assim que elas sempre tiveram outros fins além dos utilitários.

Entretanto, com os avanços tecnológicos a bota passou a ser menos rudimentar e voltada não somente para o trabalho. Em meados de 1800 surgiram as primeiras botas femininas, com moldes mais finos, refinados e de cano baixo, que as diferenciavam dos modelos masculinos worker e militar. E já na segunda metade do século XIX, se tornaram itens indispensáveis no dia-a-dia tanto de homens quanto de mulheres. Havia muitos modelos e diversidade de materiais graças à industrialização do processo, que deixou de ser artesanal.

No meio desse contexto de fabricação em massa, surgiram vários trabalhos em couro, como as populares “toe wrinckle” e os demais trabalhos entalhados e bordados, com uma pegada bem étnica.  Com a entrada do século XX, somado à industrialização dos processos de trabalho e a grande propagação de informação, muitas botas fizeram sucesso graças à Hollywood, como as botas de cowboy ou as botas utilizadas por Jane Fonda em Barbarella (1968). Já quando se fala de música, lembramos que o modelo “chelsea” se tornou imensamente popular graças aos Beatles e ainda hoje faz um grande sucesso.

bota joseph paschoal bootmaker
Uma bota da Joseph Paschoal Bootmaker, aplicação moderna da técnica “toe wrinkle”.

barbarella jane fonda botas

marlon brando botas em o selvagem
Marlon Brando com suas botas em O Selvagem
beatles chelsea boots
Os Beatles e as suas famosas Chelsea Boots na década de 1960.

Entretanto outra que anda sendo hit há muito tempo é a “worker”, inicialmente, um item indispensável dos rappers americanos nos anos 90, que com o passar do tempo, foi incorporada por pessoas de maior visibilidade na moda, como Kanye West. Como falamos antes, ela também já pegou no Brasil.

Notorious Big Timberland
Notorious BIG e sua Yellow Boot
kanye west timberland yellow boot
Kanye West com a clássica Yellow Boot da Timberland
Ryan Gosling Red Wing
O ator Ryan Gosling com uma bota moc toe Red Wing.

Como você pôde ver, os nossos pés são calçados pelas botas há muito tempo. Os primeiros registros são super antigos, e até hoje elas fazem parte da nossa indumentária. Alguns clássicos praticamente não saem de moda, mas elas também estão sempre evoluindo e mudando, junto com as pessoas e os estilos. Hoje não exitem barreiras, e todos podem usar da maneira que quiserem. Lá fora, e aqui no Brasil as botas têm se tornado cada dia mais populares, tornando um item de vestuário indispensável.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *