Filme? Continua bem, obrigado!

Em tempos de máquinas digitais de boa qualidade em praticamente todos os celulares, máquinas digitais amadoras ou profissionais que entregam imediatamente imagens com dezenas de megapixels de resolução, fotos que segundos depois de tiradas já estão nas redes sociais e eu aqui querendo falar de filme?

fotografia com filmes analógicos

Pois é, algumas pessoas mais novas nem devem ter tido contato com filme na fotografia, mas muitos continuam por aí fotografando com eles. As vantagens do sistema digital são várias: rapidez, custo, possibilidade de ver a foto imediatamente (e fotografar novamente caso não tenha ficado boa). Então porque continuar fotografando com filme?

Porque é completamente diferente… Outro ritmo, você geralmente fotografa com mais cuidado, mais calma, pensando mais para fazer cada foto. Afinal de contas, não podemos ver como a foto ficou e somos limitados a fazer somente o número de fotos de acordo com o filme usado. Além disso as máquinas de filme geralmente são um show a parte (e conseguimos comprar a preços muito bons), imagine você usando algumas dessas belezinhas aqui:

Câmera analógica Fujica St701 Câmera analogica Hasselblad Câmera Analogica Minilta Srt câmera analogica Olympus 35sp

Outra coisa bacana é o processo de revelação. Filmes preto e branco são bem fáceis de revelar em casa mesmo, é um processo muito legal de se fazer e ao abrir o tanque com os negativos revelados é como se tivéssemos feito uma mágica!

negativos fotografia

Apesar dos fabricantes estarem retirando alguns filmes do mercado devido a baixa demanda, aparecem alguns projetos interessantes indo na outra direção e investindo no mercado de fotografia analógica como o Impossible Project (que estão produzindo filmes para Polaroid) e da Lomografia (com várias máquinas fotográficas de baixo custo, filmes e muita experimentação).

Pra fechar deixo algumas fotos que fiz com as minhas máquinas de filme. Lá no BH Riders tem também algumas fotos feitas com filme. Ano passado eu fotografei o Distinguished Gentleman’s Ride usando uma máquina rangefinder que foi do meu pai e o resultado foi super bacana!

foto analógica vintage cars foto analógica vintage cars the gentlemen´s ride belo horizonte the gentlemen´s ride belo horizonte the gentlemen´s ride belo horizonte foto anaógica harley davidson foto anaógica harley davidson foto anaógica harley davidson foto anaógica harley davidson

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *