26
jan
2015

Koji Suzuki: Um Sapateiro do Japão

Encontrei no Tumblr fotos maravilhosas dos sapatos Spigola. Spigola é uma pequena operação japonesa em Kobe. Os sapatos são feitos por Koji Suzuki, um talentoso, jovem sapateiro que foi aprendiz de Roberto Ugolini, em Florença. Foi lá, que o jovem Suzuki aprendeu todo o processo de fabricação de calçados sob medida, desde a concepção de um molde de montagem, medir um cliente e palmilhar manualmente todas as suas criações. Imagina um jovem sair do Japão para ser aprendiz de sapateiro na Itália?

Os primeiros sapatos da Spigola tinham visual bem italiano, mas com o tempo ele construiu seu próprio estilo e caminhou em direção aos calçados ingleses. O estilo dos sapatos vai além do tradicional, rompendo os limites dos formatos ingleses, mas sem forçar demais, evitando o caricato. Os sapatos com duas fivelas, por exemplo, tem uma estendida que fecha bem em cima. A parte do mei da sola de um sapato, maravilhosamente esculpida, é outro toque agradável e habilidoso. É divertido ver alguém manter um bom equilíbrio entre tradição e inovação.

Parece que o tempo de espera para conseguir um sapato da Spigola é entre um e dois anos. Isso é muito impressionante, porque o Japão é o país que mais tem fabricantes de sapatos sob medida. A arte da sapataria passa por um período de renassença ao redor do mundo. Por enquanto o Brasil está de fora, tentando competir com centros de baixo custo/qualidade.

Spigola - sapatos artesanais no Japão Spigola - sapatos artesanais no Japão Spigola - sapatos artesanais no Japão   Spigola - sapatos artesanais no Japão Bota sob medida feita por Koji Suzuki Sapato social sob medida feito por Koji Suzuki Koji Suzuki fazendo sapatos sob medida no Japão  detalhe da sola de um sapato feito sob medida sapato social sob medida da Spigola sapato social sob medida da Spigola sapato social sob medida da Spigola Koji Suzuki fazendo sapatos sob medida no Japão Koji Suzuki fazendo sapatos sob medida no Japão sapato social sob medida da Spigola sapato social sob medida da Spigola

Comentários

comentários

Poderá também gostar de

vitrine da melissa grunge na Black Boots
Coleção Melissa Dance Machine

1 Resposta

Deixe um comentário