20
out
2015
dispositivo brannock

O Dispositivo de Brannock

Esse bloco de aço laminado conhecido como Dispositivo de Brannock é o padrão-ouro da medição de pés há quase 90 anos, e um dos símbolos mais duradores do modernismo pós primeira guerra.

O inventor Charles F. Brannock nasceu para trabalhar com calçados. O pai era proprietário de uma loja de sapatos em Siracusa, Nova Iorque, e Charles passou seus anos de faculdade projetando a melhor maneira de medir a forma do pé humano para encontrar os produtos corretos para os clientes.

Fazia pouco tempo desde que os sapatos começaram usar a numeração padronizada nos Estados Unidos. O dispositivo de medição que existia era conhecido como “The Ritz Stick“, um pedaço de madeira que media apenas o comprimento dos pés. Mas como sabemos bem aqui na loja, apenas o comprimento não é o suficiente para garantir que o sapato vai servir bem. O conforto de algumas botas e sapatos dependem do formato do pé da pessoa. Umas são melhores para alguns tipos de pés, e outras para outros tipos.

ritz stick

O “Ritz Stick”

Brannock brincou com alguns esboços antes de finalizar um grip de medidas e montar o esquema de medição. O Dispositivo Brannock mede o comprimento do pé, a largura, e a posição do arco em relação ao calcanhar. A numeração é linear e assume que o sapato tem que ser um pouco mais comprido do que o pé: Os tamanhos começam com o 1, medindo 7 e um terço de polegada, e aumentavam um ponto a cada um terço de polegada. A largura é relativa ao amanho, e é marcada com letras, do mais estreito (AAA) ao mais largo (EEE).

dispositivo brannock

tabela brannock

O inventor começou a usar o dispositivo como tática de vendas na loja do pai, em 1927, garantindo a escolha do sapato certo. Ele registrou uma patente em 1929, quando outras lojas de calçados começaram a comprar o mecanismo para atender seus próprios clientes, e começou a fabricar o produto.

A fábrica ganhou muito dinheiro na Segunda Guerra Mundial quando os militares gastaram milhões para equipar melhor os soldados, com equipamentos que serviam corretamente. Fizeram um pedido enorme quando descobriram o dispositivo, e a ferramenta padrão incluía um par, para agilizar a medição. O sistema de medição regional passou a ser o padrão nacional dos Estados Unidos. As lojas podiam usar os mesmos dispositivos por décadas e só substituir quando os números começavam a ficar desgastados no aço.

Brannock continuou a fabricar o produto em Siracusa até 1993, ano que faleceu. Sem herdeiros, ele se preparou negociando a venda da empresa para um italiano, com a condição que a fábrica continuasse em Siracusa e que os dispositivos fossem feitos com o mesmo alto padrão de qualidade.

A patente já expirou há muito tempo e hoje em dia muitas empresas fazem versões mais baratas, mas nada vence a durabilidade do bloco de aço original! A numeração no aparelho segue o padrão americano, então ele não vale para os calçados nacionais, mas você pode comprar um dispositivo Brannock original por 70 dólares na Amazon e descobrir direitinho qual é o melhor tamanho para você.

charles brannock e seu dispositivo

Charles Brannock e a patente de seu dispositivo.

dispositivo brannock

 

Comentários

comentários

Poderá também gostar de

Tudo Sobre Botas Brogue e Sapatos Brogue
história das botas red wing
A História da Red Wing Shoe Company
caixa vintage da vans
A história da Vans – Corridas de cavalo, California e Solas de Borracha
A História da Vans – Empreendedorismo, Corridas de Cavalo e Solas de Borracha

Deixe um comentário