1
out
2013
Black Boots Sebrae MG

Projeto Tutoria – Sebrae MG

No inicio deste ano fui convidado por um grupo de alunas do para ser tutor num projeto tutoria do Sebrae MG. Aceitei na mesma hora, pra ser sincero nem pensei, disse logo sim. Acho a ideia de trocar experiências com pessoas mais novas muito interessante.

Depois de alguns dias recebi o convite formalizado pela Escola do Sebrae. O evento aconteceu no auditório, os meninos estavam todos de terno e as meninas super produzidas, achei aquilo muito legal. Acho que a garotada de hoje em dia está muito mais descolada na maneira de se vestir do que a minha geração, eles adoram usar terno e ir para festas de 15 anos. Na minha época, eu detestava, até hoje me sinto péssimo andando de terno. Talvez seja um trauma decorrente dos anos 80.

Os professores explicaram como seria o projeto. A ideia é que os alunos tivessem uma vivência dentro da empresa, experimentando alguns desafios que nós empreendedores temos no nosso dia-a-dia. Foi isto que aconteceu durante os dias que elas estiveram aqui: passei um pouco da minha história, como criei a marca, abri a loja, e como venho trabalhando durante estes anos. Foi muito interessante poder rever a  história da empresa; é sempre bom revisitar, olhar para o passado e tentar entender onde estamos. Foi um pouco disso que senti.

Para a minha equipe também foi uma experiência interessante, pois eles se sentiram lisonjeados em poder contar um pouco daquilo que fazem. Ao mesmo tempo, a equipe tem que estar bem afiada nas suas tarefas e na sua organização, para que possam expressar corretamente aquilo que representam.Black Boots na Sebrae

Foram vários encontros com as meninas: Priscila, Julia, Leticia e Laura. Passamos por todos os departamentos da loja,  elas me fizeram perguntas interessantes e desconcertantes, sobre algumas coisas de que eu nem me lembrava mais. Isso me fez pesquisar e voltar aos meus livros de Universidade, e demonstra exatamente a importância do Projeto Tutoria, pois nem tudo que aprendemos na escola é o que vemos na pratica, principalmente numa pequena empresa. Ao mesmo tempo, nos faz pensar na importância de rever conceitos e utilizar o conhecimento para melhorar o nosso desempenho.

O contato com o grupo foi ótimo e espero ter contribuído com algum conhecimento, e, principalmente, em despertar nas meninas o principio em que acredito: empreender é ser feliz com aquilo que você exerce, é acreditar que é possível definir os rumos da sua vida,  que é possível crescer os seus ganhos de acordo com o seu desempenho. É principalmente, tomar as rédeas da sua vida. O resto é consequência, o sucesso é consequência, o lucro é consequência.  Cada um tem um conceito, e corre atrás daquilo que acredita e daquilo que precisa.

Muitos acreditam que empreender é buscar nichos diferentes, fazer algo inusitado, é criar algo que não existe. Mas como criar algo que não existe? Tudo já existe, a única coisa que podemos fazer é melhorar o acesso as essas coisas. O Facebook, por exemplo, é inusitado? Não, ele apenas nos aproxima de uma forma diferente. Ele apenas criou um facilitador para coisas que já existem: relacionamentos, recomendações e comunidades. É por isso que as coisas óbvias são aquelas que fazem mais sucesso. Tudo que é simples faz sucesso. Portanto basta você fazer aquilo que gosta, mas fazer da melhor forma que puder.

Black Boots na Sebrae

Existem atividades que são muito bem feitas e produzidas por empresas grandes, mas nada impede que você faça melhor, porque nada é impossível. Se você quiser fazer motos como a BMW, te afirmo que você tem um grande desafio pela frente, é possível que não consiga, mas se você for muito bom nisso, a BMW pode te contratar, porque ela também precisa de empreendedores. Não desista dos seus sonhos, o tempo irá te ajudar e o conhecimento adquirido é seu patrimônio.

Muitas vezes temos que ser humildes e rever os nossos conceitos e até os nossos sonhos, pois tudo muda, mas a experiência adquirida é que constrói uma empresa. Não precisa ser o maior, não precisa ser a melhor, basta ser uma empresa que satisfaça as suas expectativas, que realize os seus sonhos. Com o tempo a empresa toma corpo, vida e espírito próprio… e ai você começa a pensar… (A frase termina assim mesmo. É pra você pensar).

Black Boots na SebraeBlack Boots na SebraeNo final do projeto tivemos uma cerimônia onde recebi uma placa super legal em agradecimento, fiquei bem feliz. Após a cerimônia, tivemos uma exposição, onde cada empresa tutora, junto com o grupo de alunos, apresentou seus produtos e serviços.  A Black Boots foi um sucesso, as meninas capricharam na montagem e na apresentação dos nossos produtos.

Ficamos numa sala junto a uma empresa de pista de skate –Fly by Night-,  foi um casamento perfeito, primeiro porque que o grupo foi bem receptivo, uma garotada original e de personalidade. Iluminação especial, música e produtos que chamaram a atenção do público. Rodei a exposição e vi muita empresa interessante, foi impressionante o engajamento dos alunos, eles vestiram de verdade a camisa. Gostei muito da Massas Vilma, eles serviram um macarrão de primeiríssima qualidade, e um suco de laranja inacreditável de gostoso, tomei vários! Me arrependi de ter comido apenas um prato de massa. Sanduiches da Subway, docinhos da Momo, brindes da Fiat, etc..

Parabéns para o Sebrae, para o professor Gilberto que coordenou o projeto, e para a empresas que aderiram a essa idéia tão boa.

Valeu!

Guilherme.

 

Comentários

comentários

Poderá também gostar de

Entrevista Black Boots na Revista Exclusive
Coopershoes . Converse.

Deixe um comentário