Receitas de Historias – Receita de Galinhada da Camila

receita galinhada da camila

Olá pessoal!

Fizemos um evento para contar a história da Black Boots. Havia pessoas que começaram esse sonho conosco, que contribuíram de uma forma incrível para ser o que somos hoje. Documentamos tantas lembranças…

Com o tempo essas pessoas nos ensinaram tantas coisas maravilhosas e a valorizar os que passam por nossas vidas, que nos ajudam a evoluir. E para acompanhar o momento, fui convidada a fazer algo que combina muito com esse compartilhar de histórias e tão desafiante quanto construir uma marca: cozinhar!

Cozinhar, dentre todos os significados, o que eu mais gosto é o momento em que uma ideia bate à sua porta e você diz, – SIM. Você a convida a entrar e vocês se tornam parceiras e fazem algo acontecer: o que chamamos de CRIATIVIDADE!

Eu cresci aprendendo com vovó Azely (que sinto muitas saudades!!!), minha mãe, meu pai e meus irmãos, que a cozinha não é só um espaço para cozinhar, mas onde moram todas as histórias, todos os causos da “cumadre” que bateu na porta sentindo o aroma do café. Um local que convida o paladar a sentir aconchego, um local de experimentos, de acertos e erros, de partilha, de família, um campo fértil para a emoção se materializar!

A escolha foi uma Galinhada, mas não qualquer Galinhada, e sim uma criação minha, de todos os momentos que convivi com minha avó e todos os aprendizados que minha mãe e meu pai me ensinaram, compartilhados em uma cozinha.

E agora vou dividir com vocês essa receita!

Vamos para o primeiro passo, o de escolher todo os ingredientes. Esse é um momento muito importante para começar a cozinhar. Vá você mesmo em um mercado e escolha a dedo cada ingrediente dessa receita!

No meu caso, fui com o Guilherme (o diretor da Loja, sim, ele foi comigo, ele gosta de participar de todos os momentos) ao Mercado Central de Belo Horizonte, que fica na Av. Augusto de Lima, 744 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30190-922

Foi uma aventura maravilhosa. Caminhar entre os corredores e sentir os aromas, ver as cores, as pessoas!

Ingredientes

receita galinhada da camila

Fiz aqui uma lista para levar junto com você. Vamos lá?

(Ah! Importante: Este cálculo foi feito para 20 pessoas. Você pode adaptar para o número de pessoas que for convidar)

  • 6 Frangos inteiros

Sugestão: Peça para cortar os pedaços. Não serão usados os miúdos. Usei somente 3 peitos. Não desperdice jamais, você pode congelar o restante e usar para outro momento, ou fazer um tira gosto maravilhoso!!!

  • 200g de Bacon
  • 500 g de Linguiça Calabresa
  • 5 kg de Arroz arbóreo
  • 2 garrafinhas de Leite de coco (sim, teremos leite coco. Sei que está pensando: que estranho, mas pode confiar!)
  • 2 tabletes de manteiga (sem sal, por favor!)
  • 6 cervejas de 600ml

Usei Chopp da Cervejaria Sátira, nossa grande parceira de caminhada. Foram 3 cervejas do tipo Camden Town (English Pale Ale) e 3 do tipo Híbrida (mescla Lager e Ale). Não se preocupe, pode usar a de sua preferência. O importante é escolher 3 mais fortes e depois 3 mais leves.

  • 1 pacote de Sal
  • 1 Molhe de:

– Cebolinha

– Coentro

– Manjericão

– Tomilho

– Alecrim

  • 3 Cebolas roxas
  • 3 Alhos Porós
  • 1 Cabeça de alho roxo
  • 2 Limões Siciliano
  • 2 Caixinhas de tomatinho Cereja (se for comprar a granel é só encher a mão 4 vezes de tomatinho)
  • 2 Pimentões amarelos
  • 2 Pimentas Dedo de Moça

Temperos:

  • Pimenta do Reino
  • Páprica doce
  • Açafrão

Preparo

Agora vamos ao grande momento: Mãos à obra!

O Frango

receita galinhada da camila

Primeiro, tempere o frango com o sal (junte todas as partes dele, menos os miúdos, corte o peito em 4 pedaços cada um, lembrando que usei 3 peitos), coentro, páprica doce, cebolinha, o caldo do limão siciliano, a cerveja (1 inteira) e misture (sugiro que seja com a mão mesmo, é bom sentir esse momento de temperar e salgar). Deixe tampado na geladeira (para o tempero entrar).

Em uma panela: coloque 1 tablete de manteiga. Após o cheirinho começar e a manteiga derreter, jogue o bacon cortado em filetes. Após fritar bem, acrescente 2 cebolas cortadinhas (eu gosto dela mais rústica, maiorzinha), 2 dentes de alhos cortados e deixe dourar. Em seguida, coloque o frango e a pimenta do reino (a gosto) e quando ele estiver bem corado, acrescente o caldo que sobrou na vasilha que temperamos o frango e o leite de coco (as duas garrafinhas). Faça um maço enroladinho no barbante de ramos de alecrim e tomilho, coloque em cima dessa mistura.

Quando o caldo estiver secando, vá acrescentando a cerveja (todas elas). Ah, muito importante! Mantenha o frango com esse caldo. Não deixe secar muito. Você perceberá que o caldo ficará mais grossinho. Agora reserve.

O Arroz

receita galinhada da camila

Em outra panela (sim, eu faço o arroz separado. Não se assuste, vai dar tudo certo!) derreta ½ manteiga, coloque a calabresa (cortada em rodelas generosas) e uma colher de café de açafrão. Após dourar, retire da panela e reserve. Na mesma panela coloque 1 cebola, 2 dentes de alho, os 3 alhos porós (todos cortadinhos). Após soltar o aroma e dourar, retirar da panela e reservar junto com a calabresa.

Coloque a outra metade da manteiga e jogue o arroz para fritar (não sou muito ligada em quantidades certinhas, sou do tipo que joga intuitivamente as quantidades, mas fazendo um esforço você pode utilizar 2 kg de arroz). Coloque o sal (a gosto) e jogue na panela novamente os ingredientes que ficaram reservados. Misture bem e jogue a água.

Atenção! Dica de ouro: deixe o arroz mais durinho.

Hora de Misturar

receita galinhada da camila

Na panela que foi feito o frango, retire o maço de tempero que colocamos por cima (o alecrim e o tomilho) e vá acrescentando o arroz que está na outra panela. Vá colocando aos poucos e misturando (com o fogo baixo).

Após colocar todo o arroz, acrescente folhas de manjericão, tomatinho Cereja e o pimentão (cortado em tiras compridas).

Para finalizar, coloque a pimenta Dedo de Moça (corte no meio e retire as sementes e os veios que ficam no interior dela, passe uma aguinha para certificar que todas as sementes foram retiradas e corte em tiras finas), acrescente na panela e misture mais um pouquinho!

Agora uma fase importante do processo! Escolha um prato bem bacana, sirva e deguste cada momento, sinta cada aroma, cada sabor! Divida esse momento tão especial com pessoas que fazem parte da sua história e da sua vida!

Bom apetite! Com carinho, Camila Trindade.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *