3
jun
2015
harley davidson customizada

Um pouco sobre a Kultura Kustom

A cultura conhecida como Kultura Kustom (ou Kustom Kulture) teve seu início nos Estados Unidos por volta dos anos 50. A sua base é a customização, ou seja, a alteração de partes originais de um objeto por outras a gosto do autor. Esta cultura aparece em diversas áreas como: carros, motos, pintura e tatuagem.

A própria grafia é usada como uma forma de customização, trocando o C pelo K, daí o Kultura Kustom.

No automobilismo os grandes representantes são os Hot-Rods e Lowriders. Os Hot-Rods são carros das décadas de 20 a 40, modificados para corrida com rodas largas, motores potentes e geralmente com pinturas de chamas. Já os Lowriders são carros das décadas de 50 a 70 (geralmente um Chevrolet Impala) com suspensão hidráulica, que possibilita a alteração da altura do carro em relação ao chão, podendo encostar nele, pular e andar com 3 rodas.

lowrider customizado com suspensão elevada hot rod customizado

No motociclismo se destacam marcas como a Harley-Davidson, Triumph, Indian entre outras. Essas motos muitas vezes eram modificadas por soldados que voltavam da guerra e retiravam todos os itens não essenciais delas, que as deixavam muito pesadas, para chegar em um aspecto bem mais clean e agressivo (o que deu origem ao termo Bobber).

Harley-Davidson Sportster Iron 883

Tanque de uma Harley-Davidson Sportster Roadster 883, com uma pintura do tipo Pinstripe Harley-Davidson Sportster Iron 883 Harley-Davidson Sportster Roadster 883

Nas décadas de 1990 e 2000, a Kultura Kustom que andava em baixa voltou a ficar em evidência. No Brasil ainda não é tão forte, mas vem crescendo mais e mais a cada ano.

Um pouco disso é o que eu tenho mostrado no BH Riders, retratando o cenário da Kultura Kustom aqui em Belo Horizonte e região, não deixem de passar lá e conferir! Também não deixem de seguir o nosso Instagram: @bhriders.

Comentários

comentários

Poderá também gostar de

foto analógica vintage cars
Filme? Continua bem, obrigado!
bota black boots cycle marrom
Botas, Motos e Segurança

2 Respostas

  1. Pingback : Blog Black Boots Road Stock 2015 - Primeiro dia - Blog Black Boots

Deixe um comentário