05 modelos de botas masculina para quem ama viajar

A bota é uma grande companheira do homem. É versátil, confortável e atemporal. Cada vez mais ela tem ganhado espaço entre os que curtem um estilo mais casual ou mesmo mais elegante.

Além de fazer parte do dia a dia, as botas também são boas opções para viagens, independente do destino. Elas ajudam a compor o visual, mas também trazem conforto para as suas aventuras. Seja um dia no campo, um passeio na cachoeira, trilha completa ou mesmo conhecer pontos turísticos em uma grande capital ou cidade histórica.

Neste post, vamos te ajudar a entender como escolher sua bota para a viagem e os modelos para curtir o passeio com conforto e estilo. Acompanhe!

Como escolher o tipo de bota ideal para viagem?

Fazer as malas é um dos momentos mais gostosos de uma viagem. Nessa hora, você começa a pensar em todas as aventuras e o que precisa levar para curtir todos os instantes com conforto.

Mas, é preciso atenção para escolher um calçado confortável, que te ajude a cumprir toda a sua agenda de aventuras. Separamos aqui algumas dicas de como escolher a bota ideal para sua viagem.

1. Pense em quais tipos de aventura terá

É importante pensar no seu roteiro de viagem e entender quais tipos de caminhos vai percorrer, se é mais urbano, caminhadas leves, trilhas pesadas, etc. Isso vai ajudar a definir o calçado ideal para o seu roteiro.

2. Analise o terreno que vai se deparar

Para andar na cidade ou mesmo fazer pequenas caminhadas, você pode pensar em botas mais leves. Já para terrenos com pedras, barro ou outros obstáculos, é preciso pensar em uma bota com um solado com saliências, que vai garantir que você não escorregue. Além disso, vai trazer mais segurança na sua pisada e aos seus pés.

3. Lembre de usar a meia correta

Pode não parecer, mas usar a meia correta é muito importante. De cara, já adiantamos que aquele modelo feito de fibras de algodão não são ideais. Eles absorvem muito suor, levam tempo para secar e a umidade nos pés pode causar bolhas, mau cheiro e um grande desconforto. Procure nas lojas, meias que sejam confortáveis para seu dia a dia, mas também para te acompanhar em seu roteiro de viagens.

Qual modelo de bota usar?

Ser econômico na bagagem é essencial, principalmente quando se viaja de avião ou moto. Isso porque não dá para carregar vários tipos de calçados. Depois de analisar os principais tipos de aventuras que terá, fica mais fácil escolher a bota que vai levar. Vamos te indicar os principais modelos para curtir uma boa trip.

Alaska, um otima bota de aventura.

Bota Trekking

Se você vai caminhar por mais de um dia e pretende acampar em meio à natureza, a bota ideal para seu roteiro é a trekking. Esse modelo possui um solado com boa aderência, tanto em terrenos secos como em molhados. 

Normalmente dão suporte, flexibilidade e propulsão para a sua caminhada. Além disso, a bota traz impermeabilidade e transpiração, o que é essencial para esse tipo de atividade.

Work Black Boots

Work Boots

As Work Boots ou Yellow Boots, como também são conhecidas, são botas super resistentes, com costura reforçada e um solado mais grosso. Além disso, possuem uma amarração frontal, são acolchoadas no colarinho e impermeáveis.

São boas opções para quem tem como destino o campo e cachoeiras, pois esse estilo de bota é ideal para esse tipo de passeio. 

Ela te dará a sustentação que precisa e ainda combina com um look mais confortável, como camiseta e bermuda. Também, se estiver chovendo ou precisar molhar os pés em sua travessia, continua com os pés secos, o que ajuda a protegê-los de possíveis machucados.

Desert Boot

Desert Boots

Se o seu roteiro é para uma cidade, seja histórica ou uma grande capital, a bota Desert pode ser uma grande companheira. Por ser um dos modelos mais versáteis, ela combina com praticamente todos os looks casuais. Você consegue adaptar com camiseta, calça jeans ou sarja, blazer ou jaqueta. Assim fica fácil fazer as malas, não é mesmo?

A Desert Boots é coringa no armário de qualquer homem e tem mais um grande benefício: é muito confortável.

Coturno Viena Black Boots

Coturnos

Os coturnos são bem populares entre os que curtem o estilo rocker e também entre os motociclistas. São botas muito robustas e resistentes, assim como as Work Boots. Por possuir um cano mais alto, uma biqueira reforçada e uma sola grossa, protege muito bem os pés.

São botas ideais para aquela viagem de moto, trazendo além de muito estilo, segurança. Além disso, são modelos impermeáveis, o que garantem mais conforto caso pegue chuva na estrada. Elas também ajudam a compor outros estilos, ficando muito bem acompanhadas com jeans, camiseta, jaqueta de couro ou uma blusa de lã.

Chelsea Boots

A Chelsea Boots também é indicada para o seu passeio no campo, principalmente se você for andar a cavalo. Esse estilo de bota foi criado em 1851, pelo sapateiro da Rainha Vitória, que a usava para andar a cavalo e fazer suas caminhadas.

O modelo vem sendo adaptado ao longo dos anos e é confortável e durável. Além de ser muito boa para essas atividades, ainda ajuda a compor outros looks, se tornando bem versátil em sua viagem. Além disso, ela é uma ótima opção se você pretende viajar no inverno, pois ela ajuda a manter os pés bem aquecidos.

Independente do seu estilo, a bota pode ser uma grande companheira em todos os momentos. 

Seja no dia a dia de trabalho ou mesmo no descanso merecido do final de semana ou férias.

Nesse artigo, esperamos ter ajudado você a escolher a bota ideal para o seu roteiro de viagem. Agora, é só fechar a mala e cair na estrada!

Você conhece outro modelo de bota ideal para algum tipo de roteiro? Conta para a gente aqui nos comentários!


Compartilhe nas redes:
Escrito por
Guilherme Horta
Guilherme Horta. Sócio-diretor da Black Boots Brasil. Dediquei os últimos 25 anos criando, comprando e revendendo botas masculinas. Consegui transformar uma pequena loja de 25m2 em uma marca reconhecida nacionalmente, a Black Boots. Minha bebida preferida é uma boa cerveja IPA. Gosto de jazz, musica eletrônica e bossa-nova. Nasci em 1961, e passo maior parte dos meus dias no Sul de Minas, pintando o "sete". Sou um obsessivo colecionador de antiguidades e objetos vintage. No final da tarde tomo chá de louro, e pelas manhãs uma ducha gelada pra acordar. Me divirto com a vida, quanto mais simples melhor.