Saiba quais cuidados essenciais você deve ter com sua bota de couro

cera para bota de couro black boots

Você comprou uma bota de couro, saiu com ela, viajou, aproveitou ótimos momentos e gostaria que ela durasse para sempre, não é verdade?

Bem, para sempre ela não vai durar, infelizmente. Mas alguns cuidados simples farão com que seu calçado fique bonito por muito mais tempo.

O couro, por si só, já é um material muito resistente e duradouro. Portanto, se você se dedicar a limpar e conservar sua bota de couro da maneira adequada, ela irá te acompanhar por vários anos.

Neste post, apresentamos os cuidados essenciais que você deve ter com sua bota de couro e dicas de conservação para mantê-la como nova!

Alterne os calçados e deixe-os arejar

Você já deve ter ouvido falar que não devemos usar o mesmo calçado por vários dias seguidos. Essa é uma verdade que você deve aderir, não somente para suas botas de couro, mas para todos os calçados que você tiver.

Na verdade, por causa da transpiração, o ideal é que você dê um descanso de ao menos um dia para utilizar novamente as mesmas botas, pois o couro exige um tempo de secagem após o uso.

Pelo mesmo motivo, não guarde imediatamente suas botas após retirá-las. Espere que estejam totalmente secas para evitar odores indesejados.

Guarde da forma correta e em local apropriado

Talvez não pareça tão importante, mas o modo como você guarda uma bota de couro influencia diretamente na duração do produto.

O couro é um material natural, então é preciso ter cautela com ambientes úmidos para que fungos não se espalhem sobre sua bota. A umidade também danifica diretamente o couro e esfarela sua superfície.

Portanto, mantenha o calçado em local arejado e guarde-o sem amassar o couro, para evitar marcas e deformações no material. Além disso, é importante não armazenar as botas em sacolas plásticas: o couro precisa de ventilação, então dê preferência a embalagens de TNT ou caixas com furos.

E atenção: jamais guarde sua bota de couro suja! A sujeira gera bolor e estraga rapidamente seu calçado. Veja abaixo como proceder corretamente com a limpeza.

Limpe e trate sempre suas botas

A limpeza das suas botas vai evitar que o couro resseque e prevenir o desgaste antes da hora. Para tanto, é necessário que a bota de couro seja limpa regularmente, sobretudo se você utiliza com frequência.

Somente um pano úmido é suficiente para remover a poeira e manchas superficiais das botas. Lembre-se de retirar os cadarços para que a sujeira saia com mais facilidade e para que os produtos específicos para couro não os atinjam. Para o solado, utilize água e uma escova macia.

Se os calçados estiverem muito sujos, você pode lançar mão de um produto limpa couro, que irá realizar uma limpeza bem mais profunda e tirar sujeiras impregnadas. Espere secar totalmente antes de seguir o tratamento da sua bota de couro.

Aplique, depois, um produto próprio para hidratação do couro nas suas botas, como a nossa cera Wax Leather, que recupera o couro, deixa-o mais flexível e ajuda a impermeabilizar e a evitar o ressecamento.

Atente-se ao fato de que a finalidade da limpeza é somente tratar o couro e prolongar sua vida útil, e não camuflar o uso da bota. A beleza do couro está nas impressões que a utilização proporciona.

Faça um excelente uso dos seus calçados e crie a rotina de cuidar deles. Uma boa bota de couro é produzida com muito trabalho e capricho para ser um produto durável. O zelo com suas botas será recompensado por todo o tempo que você poderá desfrutar do seu conforto.

Aproveite nossas dicas e acompanhe nosso blog para mais conteúdos como este!

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Black Boots