A primeira bota masculina Moc Toe feita no Brasil.

Em meados dos anos 70, por volta de 1976, eu usava uma bota super bacana que se chamava Laramie. Essa bota era encontrada na Casa dos Pescadores, era um misto de coturno com bota. O cano era um pouco mais alto, mas não chegava a ser tão alto como os coturnos militares. Pra mim a Laramie foi um ícone dos anos 70, tenho ótimas lembranças da minha bota.

Quando comecei a trabalhar com a Paraiso Boots eu sempre pensava em desenvolver esta bota, mas para o Peter ( dono da Paraiso ) este modelo com costura no bico era um produto não tão nobre… difícil de explicar, mas para um alemão o conceito de bota é bem diferente dos americanos… parece que tudo é a mesma coisa, mas não é. Fizemos vários modelos, quase todos os clássicos que você pode imaginar, mas a bota parecida com Laramie ficou apenas na minha cabeça. Naquela época ninguém nem falava em Red Wing, muito menos usava-se Moc Toe para denominar este modelo. Fui fazendo o meu trabalho com outras fabricas até que consegui um parceiro que topou fazer uma bota neste estilo, e na costura do bico ele fez apenas uma costura falsa, parecia com um sapato moc toe, mas não tinha esta pegada, não tinha aquela costura que realmente unia o cabedal. Acabei chamando aquela bota de King. Ela foi um sucesso de venda. Tinha um solado bem robusto, alto e ao mesmo tempo macio. Por sinal o solado não durava tanto, não dá pra ser macio e ao mesmo tempo ter durabilidade. Mas isto não foi problema para este produto, os clientes adoravam.

Essa King é antiga… tem anos de uso pesado na fazenda, andando no mato, barro, lama… e está ai pronta pra contar suas histórias e deixar seu legado. Um clássico da Black Boots, que vem sendo repaginado durante estes ultimos 20 anos.

Depois tivemos alguns problemas com o fornecedor e acabei parando de fazer. Procurei novos parceiros e acabei achando um ótimo fornecedor, mas ele não tinha a mesma forma da King, e fomos para uma forma mais clássica e formal, um estilo mais executivo. A bota ficou bem bacana, tinha aquela banana no colarinho, a costura falsa no peito do pé… mas ainda não era aquela bota que eu queria…  Tbm foi sucesso de vendas, e continua a ser… e levou o nome de New King.

Passado um tempo eu propus a um dos nossos parceiros fazer a melhor bota do Brasil, e a base seria uma Red Wing, que representa e resume a ideia deste modelo Laramie, misturada com tantas outras botas de marcas famosas como Timberland, Wolwerine, Caterpillar… etc…

Fizemos a primeira bota no estilo Moc Toe com solado Vibram do Brasil. Por sinal eu fui pessoalmente na empresa que fabrica o solado da Vibram conversar sobre este projeto. Na época ninguém fazia bota casual, ou work com solado Vibram… fui o primeiro ( se é que isto adianta de alguma coisa!!! ) . Fiquei praticamente 01 ano para desenvolver este projeto. Tivemos diversos problemas, o solado soltava, o calcanhar machucava… até que tudo deu certo, mas o valor do produto ficou muito alto e as margens pequenas para se trabalhar na venda on line.

No meio do caminho descobri um grande parceiro de produção e estamos fazendo as botas Moc Toe da Black Boots com o que há de melhor, e hoje com solado exclusivo, toda em couro… um produto bonito, bacana e com valor acessível.  A bota é feita numa construção de colagem, que funde o cabedal na sola. Já estamos trabalhando com este parceiro há mais de 2 anos, e não tivemos nenhuma bota descolando o solado. Já tivemos alguns defeitos sim… pouquíssimos,  mas nada a ver com sola descolando. A bota ficou leve, macia e boa de usar.

A ideia foi de sempre procurar melhorar os nossos produtos. A King foi uma bota muito bacana, teve seu tempo de vida. Agora estamos com esta nova versão da Moc Toe Black Boots, uma bota masculina de couro com muito estilo, confortavel e que tem uma otima durabilidade. Só o tempo irá dizer… só o tempo para que possamos obter histórias, experiências… como a desta King, que ainda tem muita energia para gastar.

Agora dá uma conferida ai nas fotos que fiz… a velha e a nova. King x Moc Toe.

Agora é só vc escolher mais uma para a sua coleção. E pra vc que leu este artigo até o final fica a dica: use o cupom desconto: BLOG15 e ganhe 15% de desconto em qualquer produto. Pode divulgar para os amigos. Bora lá!!!

Valeu!!! Abs, Guilherme.

Compartilhe nas redes: