Moc Toe: A primeira bota masculina feita no Brasil

Por Guilherme Horta

Por volta de 1976, eu costumava usar uma bota super bacana que se chamava Laramie – um misto de bota com coturno Pra mim, a Laramie foi um ícone dos anos 70 e, inspirado nessa bota, desenvolvi a Moc Toe da Black Boots.

UMA BREVE HISTÓRIA

Há alguns anos, quando ainda trabalhava com a Paraíso Boots, já sonhava em desenvolver uma bota no estilo Laramie – com um toque Black Boots, é claro. Pouco tempo depois, conheci um parceiro que topou fechar uma parceria comigo para desenvolvermos uma bota estilo Moc Toe.

Depois de muita conversa, conseguimos chegar em um projeto final onde na bota havia uma costura “falsa” e um ar mais casual. Mas, esse primeiro projeto, chamado de King, ainda não era exatamente como eu planejava para uma Moc Toe, sabe?

Apesar de não ter sido exatamente como eu planejava, a King Boots vendeu super bem. A King da imagem abaixo é minha e, com ela, há muitas marcas e histórias. Apesar de bem usada, ela continua sendo charmosa.

King Boots

Passado alguns anos, fechei contrato com vários fornecedores. Um desses meus parceiros topou em fazer um projeto similar ao King, mas em um estilo mais executivo e clássico. A bota ficou super bacana, pois tem aquela “banana” no colarinho e uma costura embutida na parte frontal. Denominei essa bota coma New King e foi – ainda é! – um sucesso de vendas aqui na Black Boots.

O NASCIMENTO DA MOC TOE

Pouco tempo depois da criação da New King, propus a um dos meus parceiros de fecharmos um projeto cujo o objetivo principal seria a de ser a melhor bota do Brasil – modéstia parte – cujo a base seria uma Red Wing, que representa muito bem e resume a ideia do modelo Laramie.

Depois de muitas reuniões durante um ano inteiro, conseguimos criar a primeira bota no estilo Moc Toe com solado Vibram do Brasil. Aliás, fui pessoalmente na empresa que fabrica o solado da Vibram conversar sobre este projeto. Na época ninguém fazia bota casual, ou work com solado Vibram.

A PARCERIA CERTA

No meio do caminho encontrei um grande parceiro que está a frente da produção das botas Moc Toe da Black Boots.

A Moc Toe é feita numa construção de colagem, que funde o cabedal na sola. Já estamos trabalhando com esse parceiro há mais de 2 anos e o resultado dessa fusão é uma bota leve, macia e boa de usar.

Um dos nossos objetivos como empresa é de sempre procurar melhorar nossos produtos e isso não foi diferente com a Moc Toe. Como contei pra vocês ao longo desse post, de forma bem resumida, é que até chegarmos no modelo da Moc Toe outras botas surgiram antes. Não é algo fácil, mas é um processo muito prazeroso pra mim.

Por fim, te convido a dar uma conferida nas fotos que fiz, colocando lado a lado a antiga King com a Moc Toe.

Um presente pra quem leu esse artigo até aqui: use o cupom de desconto BLOG15 e ganhe 15% de desconto em qualquer produto da Black Boots.

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Guilherme Horta
Guilherme Horta. Sócio-diretor da Black Boots Brasil. Dediquei os últimos 25 anos criando, comprando e revendendo botas masculinas. Consegui transformar uma pequena loja de 25m2 em uma marca reconhecida nacionalmente, a Black Boots. Minha bebida preferida é uma boa cerveja IPA. Gosto de jazz, musica eletrônica e bossa-nova. Nasci em 1961, e passo maior parte dos meus dias no Sul de Minas, pintando o "sete". Sou um obsessivo colecionador de antiguidades e objetos vintage. No final da tarde tomo chá de louro, e pelas manhãs uma ducha gelada pra acordar. Me divirto com a vida, quanto mais simples melhor.