Black Boots x Timberland: a relação que começou de uma admiração

Por: Larissa Rocha

A Black Boots em toda sua história conviveu com diversas outras marcas de botas, tanto em inspirações quanto em vendê-las na própria loja. Por isso destacamos a importância de criar uma série de matérias aqui no nosso blog, que remetesse e também prestasse homenagem a história de cada marca que frequentou nossa loja e marcou nossa caminhada.

A primeira escolhida para contar a história e falar sobre a relação com a Black Boots é a Timberland, uma marca que se tornou uma empresa global voltada para calçados, roupas e acessórios para atividades ao ar livre e uso casual.

à esquerda logotipo da Black Boots / à direita logotipo Timberland

História da marca

Antes de adentrarmos propriamente na criação da Timberland, precisamos entender que essa história começa em meados de 1918 quando Nathan Swartz, fundador da marca, começou a trabalhar como aprendiz de costureiro em uma pequena loja de sapateiros, usando padrões de couro e sapatos de costura, sendo essa sua primeira experiência e motivação para ter a sua própria marca.

A Timberland tem seu início em 1952, quando Nathan Swartz economizou todo o dinheiro suficiente para comprar metade da participação na Abington Shoe Company, em Massachusetts. Após três anos ele comprou a segunda metade e começou a fazer sapatos com seus filhos.

à esquerda: Nathan Swartz segurando a Yellow Boot/ à direita: trabalhadores da marca

Em 1973, Swartz lançou suas primeiras botas impermeáveis ​​amarelas feitas a partir de tecnologia especial que conecta as solas à parte superior de couro sem costurar, mas com a ajuda de prensas especiais – a sua inovação da época, daí então nasce a famosa e querida “Yellow Boots”. Além disso, trouxe pela primeira vez – conforme afirmam, o logotipo, um carvalho americano, prensado fora da bota, algo que era realmente diferente para a época.

Yellow Boot Timberland

Em 1978 a empresa se tornou oficialmente a Timberland e com esse marco também veio mais um modelo de calçado, dessa vez casual, o Classic Boat.

Timberland Classic Boat

Dez anos depois, a Timberland além de criar novos modelos de sapatos, apresentou sua primeira linha de vestuário masculina, e dois anos depois a feminina.

Hoje a marca se tornou uma empresa global com sede em Boston (EUA). A principal sede européia está localizada em Londres, e a sede asiática fica em Tóquio.

Assista abaixo o vídeo em que o antigo presidente e CEO da marca, Sidney Swartz, conta um pouco da história e evolução da Timberland:

Onde nos conhecemos? Por que a Timberland?

A relação começou através de uma grande admiração e amor antigo de Guilherme, fundador da Black Boots. Para ele, a versatilidade que a Timberland apresenta através dos seus produtos para os seus clientes é incrível e inspiradora. “Mesmo antes de abrir a Black Boots eu já tinha uma certa queda pela Timberland. Sempre fiquei de olho nos produtos,  é um amor antigo que tenho por esta marca. O que eu acho mais legal é que a Timberland tem produto pra todo mundo, de certa forma é uma marca democrática. Você vê desde um motoboy usando aquele modelo que é campeão de vendas o Gorge, como também vê um executivo usando sapatos feitos a mão“, explica Guilherme.

Tenis Gorge Timberland

Além do amor: para vendê-la na Black Boots envolvia não só o querer, mas com ele vinha uma grande burocracia e horas de negociações. Isso perdurou algum tempo até que chegou o grande dia, finalmente a marca chegou às prateleiras da loja. “Demorei um tempo para revender Timberland na Black Boots. Eu não conseguia uma boa negociação… era difícil, cheio de “tem que comprar isto”, margem baixa… enfim… um monte de detalhes. Mas aí o nosso brother Anderson assumiu a gerência comercial Brasil da Timberland, não me lembro exatamente em que ano, mas a partir daí consegui negociar, e tivemos uma ótima relação. Vendemos muitos pares, e confesso que durante muito tempo eu usava apenas Timberland… “Mãe Preta” até me chamou no canto: E ai que dia você vai usar Black Boots??? “, relata e brinca Guilherme.

Na antiga loja física da Black Boots havia um espaço somente para a Timberland – precisamente no meio – e havia uma grande variedade de produtos da marca, dentre eles tênis, botas, sandálias, bem como vestuário.

Timberland Yellow Boots

Para além da revenda

A Timberland entrou na vida da Black Boots para a revenda, mas Guilherme revela também que a marca foi uma grande fonte de inspiração para criar modelos de botas. “A Timberland sempre foi uma grande inspiração – a maior de todas talvez, temos algumas botas masculinas parecidas, uma mistura de Timberland com Caterpillar, mas que faço questão de sempre colocar detalhes da Black Boots. Nossas botas não tem ilhóses do tipo gancho, e normalmente são todas forradas de couro, e principalmente as formas são adaptadas para os nossos pés aqui no Brasil, diferente dos pés dos anglo-saxões“, revela.

A bota Black Boots Colorado hoje é a que mais carrega essa inspiração, e você pode adquiri-la em nosso site pelo valor de R$519,00.

Black Boots Colorado

Atualmente a Black Boots não revende Timberland por decidir enfrentar caminhos autorais, porém a relação entre as marcas continua fortemente. “Ainda tenho alguns pares no meu acervo de botas Timberland, e outras que mantenho em uso, como a minha Yellow Boot. Companheira de aventuras malucas, de longos passeios de moto, de noites de inverno no meio da roça, chutando lenha na fogueira…  E ela continua comigo, grande companheira“, finaliza Guilherme.


Compartilhe nas redes: