Chukka Boots. Como usar e tirar partido desta bota clásssica, básica e muito simpática. Saiba Agora.

Um dos estilos mais simples de calçado masculino, e que, ao mesmo tempo,  tem sido um artigo do vestuário masculino durante décadas:  a Chukka Boots.

Mesmo mantendo seu status de clássico da moda masculina, básico, muitas pessoas tem dúvidas sobre este estilo de bota, e são questões que muitas vezes deixam este modelo de bota passar “batido” e não ter seu devido valor no guarda roupa do publico masculino.

Então, vamos esclarecer algumas duvidas para que voce possa usar tranquilamente sua Chukka Boot, assim como eu venho usando as minhas nestes ultimos 40 anos. Isto mesmo, pois a minha primeira Desert Boot eu comprei em São Paulo quando tinha 14 anos… só fazer as contas. O tempo passa e temos que aproveitar a vida!!!

Bota Black Boots no estilo Chukka

Acredita-se que o nome tenha surgido de jogadores britânicos de polo que viviam na Índia colonial; um “chukka” ou “chukker” é um período no jogo de polo. Não está claro, no entanto, se a bota foi nomeada por sua semelhança com botas usadas  por  jogadores durante o jogo, ou para a bota favorita deles fora de campo.

Existe uma ampla variedade de modelos de Chukka Boot, com cores e materiais diferenciados, mas temos algumas caracterisiticas que são básicas:

. Cano médio para alto

. Feito com duas peças de couro inteiriças

. Entre 2 a 3 ilhóses

. Cadarço / Atacadores finos e de algodão

. Bico arredondado

Além destas características as Chukka Boots são mais tradicionais feitas em couro pelica ou camurça, e muitas vezes não são forradas na parte interna.

Bota Black Boots Buick Suede WC

Outra duvida que sempre aparece é a respeito da Desert Boot, pois as vezes é dito que a Chukka é a Desert Boot. A Desert Boot é uma Chukka, mas nem toda Chukka é uma Desert Boot.

A Desert Boot é uma Chukka que surgiu durante a Segunda Guerra Mundial. Soldados britânicos que lutavam na Campanha do Deserto Ocidental no Egito e na Líbia descobriram que suas botas militares não faziam um trabalho adequado, oferecendo tração na areia, nem impedindo que a areia migrasse dentro delas. Eles admiravam o calçado dos comerciantes no Old Bazaar no Cairo, que por sua vez era influenciado pelos calçados dos soldados sul-africanos. Os oficiais britânicos começaram a pedir para os seus sapateiros que fizessem botas Chukka para eles com base naquele projeto, que se parecia com  a tradicional  Chukka amarrada perto do tornozelo (o melhor para manter a areia fora dos pés), com uma sola de borracha crepom (o melhor para andar na areia). Essas “botas de deserto” ou Desert Boot  foram popularizadas depois da guerra como calçados civis pela empresa Clarks.

Hoje, a Desert Boot  pode ser distinguida de uma Chukka “padrão” por sua sola de borracha crepom grossa – ela também é na maioria das vezes feita de camurça, e sua cor mais clássica é, não tão surpreendentemente, a areia.

Desert Boot Clarks
Desert Boots Clarks
Desert Black Boots 2014. Estamos em fase de “teste drive” com o novo modelo para 2019.

A Chukka tambem é feita em varios tipos de solados, desde solados de couro, PU, EVA e também de borracha sintetica.

Aqui na Black Boots as Chukkas estão presentes desde 1996. Isto mesmo… fiz uma Chukka de camurça com um recorte no meio da gaspéa logo no primeiro ano da marca. Ela foi um sucesso de vendas, tanto para o publico feminino quanto masculino. Depois sempre tivemos aqui a Desert Boot e tbm Chukkas feitas com vários materiais.

A Chukka combina com quase tudo no seu armário.

Embora todos os tipos de  Chukkas residam mais no lado casual do espectro do calçado, essas botas versáteis podem ser prontamente calçadas de várias maneiras.

Voce pode usar de jeans e camiseta. E se quiser dar um “up” no visual casual, basta trocar o seu tênis por uma Chukka, assim vôce vai elevar de forma significante toda sua aparência casual.

Elas também podem ser usadas para o trabalho, quando vôce se veste de forma casual,  e pode ser combinada com calças caqui e um casaco esportivo, ou até mesmo um blazer.

Pra resumir:

. use botas mais escuras com calças mais claras

. botas mais claras com calças mais escuras – evite usar calças que tenham o mesmo tom de cores da sua bota.

. Botas pretas combinam bem com calças pretas, e tbm com calças mais claras. Botas pretas são o “coringa” do seu guarda roupa.

. procure dobrar um pouco a barra da sua calça para que o cano da bota possa aparecer um pouco, discretamente, mostrando as cores da sua meia.

. a bota coberta parece mais com um simples sapato. E a ideia é você deixar sua Chukka Boot à mostra.

A Chukka Boot é uma bota casual, mas ela também pode ser usada em ocasiões mais formais, desde que você opte por modelos com sola de couro e com a gáspea em couro tipo napa, ou cromo alemão.

Se vc vai de terno essa opção de Chukka Boot mais classica tambem funciona, mas eu iria com um sapato vistoso, e uma bela meia…  acredito que assim ficaria invariavelmente melhor.

Existe uma certa resistência em usar botas no verão, eu até entendo, mas sei que isto é uma bobagem, pois as botas são bem vindas em qualquer estação do ano. Mas se você me perguntar qual é a bota do verão eu te digo: Chukka Boot.

Elas não te forro ( as nossas são forradas em couro ), são mais leves e seu cano, normalmente, é médio. Voce pode usar tranquilamente de bermudas e calçar uma meia com Collmax, igual  as que vendemos aqui na loja, elas tiram a umdidade dos seus pés… são otimas para o inverno e também para o verão. Hoje as meias fazem um show a parte, portanto faça a festa… se divirta com as mais coloridas que encontrar, ou até mesmo com uma meia,  simplesmente,  toda preta.

Alguns exemplos de Chukkas e seus estilos de combinar… fácil!!!
E ai… mais um pouco…
Steve McQueen
Esse foi o “cara” das Chukkas… usava em todas as ocasiões.

Confere algumas das fotos que fiz com os modelos de Chukka Boots que temos na loja, e descubra qual faz mais o seu estilo.

Bota Toquio
Bota Masculina Black Boots BS 9002
BS 9002
Bota Toquio Café

A Chukka é mesmo versátil. Sai com meu afilhado João Pedro pra fazer algumas fotos em Cambuquira. O moleque tá na melhor idade que existe… no melhor periodo da vida… a quem diga que tbm não é assim… mas cá prá nós… tem coisa melhor que estar com seus 18, 19 anos de vida???

Agora saca só as fotos que fizemos por lá… e ai vc vai ver que a nossa Chukka é pra toda a familia… sem restrições!!!

João Pedro

Fizemos um vídeo, nada profissional… só diversão. A vida é uma grande brincadeira… aproveita com responsabilidade!!!

Valeu!!! Duvidas, perguntas e opiniões. Manda ai pra gente e vamos trocar algums ideias sobre as nossas companheiras de vida. As nossas botas…

Abs, Guilherme.

Compartilhe nas redes: