Como fazer sua bota de couro durar mais? Saiba aqui!

Quando você adquire uma bota de couro, além de um produto bonito, você procura por um calçado durável. Sem dúvidas, o couro é um material bastante resistente, mas alguns cuidados básicos são necessários para que você use seu calçado por muito tempo.

Manter a rotina essencial de limpeza é um dos fatores mais importantes para garantir a duração da sua bota de couro, mas sozinha ela não será capaz de conservar tão bem seu calçado. Saber secar, hidratar e guardar corretamente são atitudes indispensáveis se você deseja que suas botas durem vários anos.

Neste post, mostraremos algumas dicas para proteger sua bota de couro das agressões externas e preservar a beleza deste calçado tão confortável e versátil!

Nunca deixe sua bota molhada

A gente sabe que, quando o tempo fecha, a primeira alternativa de calçado é a bota de couro. O grande problema é que o couro é um material que não pode ficar molhado por longos períodos.

A umidade é muito prejudicial ao couro. Então, se molhou sua bota de couro, nem pense em deixá-la secando num canto e, menos ainda, em guardar! Passe um pano macio para retirar o excesso de líquido e coloque o par para secar ao sol. Mas atenção: o sol em excesso resseca e esfarinha o couro, então seja cauteloso.

Lembre-se que suor também é umidade, porém dentro da sua bota de couro. Logo, nada de guardar sem deixar os sapatos arejarem bastante para secar completamente.

Use produtos adequados para a limpeza e tratamento

Ao menos quatro vezes por ano, suas botas de couro devem passar por uma limpeza completa – frequência que deve ser ainda maior se você usa o calçado constantemente.

Apesar de simples, a limpeza precisa ser feita corretamente e com os produtos certos, evitando a degradação do couro e prevenindo o desgaste prematuro. Quase sempre, um pano úmido é suficiente para a limpeza. Na sola, água e uma escova macia dão conta de tirar a sujeira presa.

Nunca utilize produtos de limpeza, como álcool ou detergente, na sua bota de couro. Isso pode tirar o brilho do seu calçado, enfraquecer o couro e até rompê-lo.

Após a limpeza, a hidratação da sua bota de couro é fundamental para evitar o ressecamento e recuperar a textura do calçado. Nossa cera Wax Leather devolve o brilho e cria uma camada protetora na superfície do couro, agindo nas fibras do material.

Guarde corretamente o calçado

Para estar sempre pronta para uso, sua bota de couro deve ser guardada limpa e em local arejado, para evitar a proliferação de fungos na superfície do calçado.

Isso não quer dizer que não possam ir para o armário, mas as botas não podem ficar guardadas em um saco plástico, por exemplo. O ideal é uma sacola de TNT ou caixas com furos, para que ocorra a ventilação dos calçados.

Além disso, é importante que a bota de couro seja acomodada de forma que não amasse, para que não sejam geradas marcas e deformações no formato original.

O ideal é guardar as botas em pé, mantendo a forma e evitando que o couro cole na madeira e danifique seu calçado. E não acomode um em cima do outro: a longo prazo, isso irá estragar sua bota de couro.

Algumas atitudes simples e um pouco de rotina podem transformar sua bota de couro, fazê-la durar muito mais e proporcionar a você vários momentos desfrutando do conforto deste calçado.

Que tal começar hoje mesmo? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Black Boots