Coturnos: Conheça a história do calçado clássico que inspirou o nascimento da nossa Berlin Boot DM

Por: Larissa Rocha

Com a origem dos coturnos utilizados por soldados da 2ª Guerra Mundial e posteriormente cultivado pelas vestimentas da subcultura punk, gótica e grunge na década de 70, a bota Berlin Boot DM traz em sua estrutura inspiração desse lendário calçado com um toque de modernidade, tecnologia e sofisticação.

De onde vem? O modelo “coturno” foi criado no século passado especialmente para os soldados, denominado em inglês por “combat boots” (botas de combate). Na época não se pensava em conforto, mas sim na durabilidade e praticidade de uso. Como foram inicialmente feitos para o uso militar, tinham o objetivo de oferecer atrito com o solo – evitando escorregões, estabilidade no tornozelo – para evitar torções, e ampla proteção para os pés para as jornadas de combate.

Na década de 70 os punks trouxeram de volta os coturnos especialmente recriados pela Dr. Martens para o mainstream. Pelo contexto histórico do calçado podemos imaginar por que agradou tanto as tribos que o aderiram como um símbolo indispensável – até porque pelo ativismo da época precisavam exatamente de um calçado que desse essa segurança, além da estética brutal. Com a fama da era punk, o coturno se firmou no mundo da moda até os dias de hoje como um calçado atemporal, fácil de combinar e durável, que caiu no gosto de todos.

Onde achar? Bom, aqui na Black Boots, a bota Berlin Boot DM também traz essas características, mas com novas tecnologias que favorecem o uso com qualidade e conforto, sendo elas: o complemento do revestimento de couro, palmilha de montagem de soleta em couro, que se adapta ao formato do pé, bem como a sola translucida – imagina se a galera daquela época visse isso? Ia se amarrar.  Além disso, a Berlin traz o formato de blake construction, isto é, possui uma costura que une a sola ao cabedal, reforçando a sua durabilidade.

Por que o nome Berlin para essa bota? O nome foi uma escolha espontânea, no momento de criação da bota veio a cabeça do Guilherme – fundador da Black Boots, a cidade de Berlin, capital da Alemanha, pois além de clássica expressa modernidade, uma boa fusão entre duas nuances, assim como a bota.

A Berlin é a companhia perfeita para o dia a dia, viagens ou até mesmo para passar boas horas em festivais, pois além de ser super fácil de combinar com qualquer peça do seu guarda-roupa, garante o conforto por horas nos pés. Ela já pode ser encontrada em duas cores, preta e pinhão destroyer, pelo valor de R$469,00 na loja online da Black Boots.

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Larissa
Larissa Rocha é fomentadora da cultura streetwear, ativista feminina e estudante de Direito. Ela nasceu em Belo Horizonte e começou a se envolver com o streetwear e a moda através da música e da arte. Além disso, está por trás do Brazilian Apparel, grupo influente do streetwear nacional, e está por trás do Suptalk Br, grupo dedicado à Supreme no Brasil. Com sua ótica e dedicação para promover o streetwear nacional, desenvolveu o projeto “Valorize o Produto Nacional”, que apresenta e da publicidade para marcas brasileiras iniciantes. Hoje é uma das influenciadoras e protagonistas femininas do streetwear nacional, co-fundadora do Double C, um coletivo que se desdobra em plataforma de conteúdo colaborativo e uma produtora, e fundadora da BHStreet, produtora cultural independente.