Crise Econômica. Minhas previsões em 2015.

Andei conferindo alguns textos que havia redigido… e me deparei com este sobre a crise de 2015.

Engraçado que estamos em meados de 2019, e a crise continua, e não sabemos quando vai mudar. Fiquei até surpreso com as minhas ideias, pois não me lembrava de ter pensado nisto já em 2015.

Acredito que além de termos sidos roubados por políticos corruptos e gestores públicos de quinta categoria, a crise tbm se dá por outros motivos. Estamos no meio de uma das maiores revoluções da humanidade. A tecnologia muda a cada dia, não conseguimos mais acompanhar… grandes empresas estão completamente perdidas, ninguém sabe mais oque fazer.

No meio disto tudo tem um monte de gente falando asneiras na internet, querendo vender receitas milagrosas. Como ficar rico em 3 dias, como ganhar dinheiro com apenas 1 real… e por ai vai. Cuidado!!!

Uma coisa é certa, bebida e comida continuam vendendo muito bem, principalmente para aqueles que souberam unir tecnologia x bom produto x boa comunicação. Os aplicativos que facilitam a nossa vida, ideias que fazem deste mundo um lugar melhor para se viver… tudo isto vende bem. E estes estão nadando de braçadas, e com o dinheiro que ganham vão comprando coisas baratas e fazendo patrimônio. Para alguns não existe crise… e não existe mesmo… alguns estão ganhando muito dinheiro. As vezes eu acho que nem existe crise… é apenas um estado de espirito. O dinheiro continua circulando… alguns economistas vão dizer: que isto!!! quanto bobagem!! Não tem dinheiro no mercado. Concordo. Não tem dinheiro, mas tem cartão de credito, tem um monte de outras opções. Vc entra no Enjoei e vende suas roupas velhas… e com o dinheiro que vc ganhou vc compra lá mesmo no Enjoei coisas pra vc… nem precisou de dinheiro. Antes as pessoas tinham aquele dia que elas recebiam o salario… hoje tanto faz… é como elas sempre estivessem duras… sem grana, mas sempre tem grana para beber, para comer…. para ir ao show, ao jogo do Brasil na Copa America… impressionante. Dizem que a Harley Davidson está num dos melhores momentos no Brasil. Vejo tanta Land Hover por ai… que as vezes me pergunto: porque essas pessoas ainda andam nestes carrões?? Porque elas não andam de Uber?? Obvio que existe uma crise… uma crise enorme para nós que vendemos moda, calçados, vestuário, artigos supérfluos… etc. Por outro lado aquelas lojas de 1,99 não param de crescer… o brasileiro adora comprar… coisa barata então nem se fala. No nosso mercado de calçados quem mais vende são as botas falsificadas da Caterpillar ( este link é da marca original, compara com as botas vendidas no Mercado Livre ). Isto mesmo… botas masculinas de couro Caterpillar… todas falsificadas. E agora virou moda dizer que eles não tem registro da marca no Brasil para calçados, então por isto esta tudo bem.

Acho que é isto ai… precisamos apenas de encontrar o nosso nicho de mercado e trabalhar firme para ele… e foi exatamente isto que pensei em 2015… e que venho construindo nestes últimos 4 anos. Hoje estou focado nos produtos da Black Boots, com uma equipe enxuta, e muita terceirização, cada um faz oque sabe. Nada de peso morto. O Brasil mudou para melhor… agora o jeito de trabalhar é outro… hoje voce tem que entregar algo antes de cobrar, voce tem que mostrar e provar que é bom. Não adianta números lindos e a empresa estar no negativo, como se diz: faturamento é vaidade… oque vale mesmo é o resultado, e principalmente se as contas estão em dia. Graças a Deus conseguimos nos manter, e hoje a Black Boots já retomou seu crescimento, e conseguimos manter uma venda satisfatória… vendendo apenas a marca Black Boots.

Agora confere ai o texto de 2015 que eu achei aqui perdido… vê ai se o caminho já estava mesmo traçado.

  • 2015 Black Boots
  • Black Boots+ 24 de dezembro de 2015 Inspiração
  • Foi um ano bem agitado e cheio de desafios para Black Boots.
  • Crescemos… mudamos a nossa logomarca, lançamos novos produtos, aumentamos nosso campo de trabalho… e tornamos a Black Boots uma marca de botas reconhecida em todo Brasil.
  • O nosso jeito de trabalhar mudou…  sentimos que nossos clientes estão mais bem informados a respeito dos produtos. Quem quer comprar sabe e pesquisa o que deseja… tivemos que nos adaptar… e nosso site evoluiu. A experiencia online veio pra dentro da loja física, e hoje nossos clientes compram de forma mais objetiva e bem informada.
  • A conversa com o nosso público cresceu… e fico muito feliz com isto, pois não existe nada melhor que ouvir na rua os amigos dizerem: to te seguindo!!! Nosso esforço é com a qualidade das informações, o cuidado com a fotografia, as fontes utilizadas… para passar e tentar traduzir a nossa essência.<
  • A palavra crise rondou a todos no Brasil… quem não foi afetado por ela??  Mas acredito que assim como a terra precisa descansar do plantio, a economia também precisa de períodos de crise. Vamos completar 20 anos em 2016, e já passei por varias crises…  não sei qual foi a melhor delas… mas posso dizer que esta foi a mais significativa… e que nos trouxe as melhores opções de mudanças. Foi um periodo de investimento na estrutura da empresa, tempo de rever processos, de rever equipe… de rever tudo.
  • A crise é muito boa..  ela fortalece. Dizer que as coisas vão ficar como antes… é ficar parado. E isto eu não vou deixar acontecer com a Black Boots… vamos continuar caminhando. Crescendo de forma respeitosa, honesta e criativa. Extrema qualidade em tudo. Atendimento de primeira… o tempo todo e em todas situações. Mas sabendo que somos humanos e erramos… e o importante é corrigir os erros o mais rapido possivel.
  • A caminhada de 2015 me ensinou que podemos deixar muitas coisas de lado, que não precisamos carregar tanta bagagem… precisamos de muito menos para sermos felizes, equilibrados… e para termos resultados mais significativos. O que isto representa? Qualidade de vida para todos… e este será o rumo da Black Boots em 2016… a busca por qualidade de vida dentro da nossa empresa e por onde ela estiver envolvida. Vamos em busca dos nossos sonhos…desenvolver a marca, os nossos produtos… expandir o nosso alcance.
  • A vida é assim mesmo… tempo de plantar, tempo de colher… tempo de esperar… o ciclo natural…   vai ser bom e ruim… vai ser tudo ao mesmo tempo. Viva 2016.

Qual a minha ideia para o futuro? Acho que temos grandes chances de superar esta crise. O Brasil é um país riquíssimo e temos um povo muito bacana, e que precisa ser valorizado. Falta muita coisa, educação, saúde e segurança… mas nada é impossível para um povo tão amável e criativo.

Eu vou investir na Black Boots e fazer ela crescer no mercado on line, fazer da loja o mesmo que eu fiz com a minha loja física. Vamos virar uma referência… como sempre: não quero ser o maior, nem o melhor… mas quero ser uma referencia de criatividade, de atendimento, de experiência, e ter nosso espaço no mercado brasileiro… e tenho certeza que estaremos em breve vendendo pra fora. O Brasil é um gigante… e somos parte deste gigante. Juntos podemos mudar!!!

Valeu!!! Grande abraço, Guilherme.

Compartilhe nas redes: