Moto Campismo: por que você deveria adotar a prática hoje mesmo?

Se você é amante de motos, já deve ter ouvido falar de moto campismo ou já adotou a prática há muito tempo. Se você é novo no mundo do motociclismo, descubra porque deve pelo menos experimentar acampar de moto. 

A sensação de liberdade e contato com a natureza só aumenta quando você alia a sua paixão por motos e encontra um lugar para montar a sua barraca e desfrutar das belezas naturais. 

Nesse post, vamos te convencer a calçar a bota, fazer a mala, abastecer a moto e desfrutar de dias de folga em um acampamento. Bora lá?

O que é o moto campismo?

O moto campismo é um estilo diferente de viajar, onde você une a experiência de andar de moto, com um acampamento. Pode parecer complicado acampar de moto, afinal não se tem muito espaço para bagagem, muito menos para uma barraca. 

A ideia aqui é a simplicidade mesmo. Para estar junto da natureza, você não precisa de muito luxo, apenas o básico para sobreviver aos dias no camping.

Além disso, hoje existem campings muito bem estruturados, que facilitam a vida dos viajantes e proporcionam uma experiência ainda mais completa ao passeio. 

Também existem eventos que incentivam o moto campismo e tornam a atividade um verdadeiro espetáculo. Tanto a Harley-Davidson, como a BMW Motorrad já promoveram diversos acampamentos, com direito a brindes, comida e bebida ( sem álcool ) à vontade, além de bons shows de rock para animar o evento. 

Legal, vocês estão quase me convencendo. Mas, quais as vantagens da prática e porque eu deveria adotar? Confere as dicas abaixo!

  1. Total contato com a natureza

Vai dizer que não é gostoso sentir o vento batendo no rosto durante a viagem de moto e poder aproveitar a energia da natureza no passeio? 

Com o acampamento, você multiplica essa sensação por 100 vezes. Esse é um momento para você recarregar as energias e aproveitar a folga de maneira diferente. 

Escolha um local que sempre quis conhecer no interior, ou vá para a chácara, sítio, fazenda daquele amigo que sempre te convida e você não vai (hahahhaha). Carregue roupas leves, uma barraca, um saco de dormir e uma boa bota para pilotagem e caminhada. 

Além de aproveitar a natureza pilotando, faça algumas trilhas e caminhadas ou quem sabe até conheça uma cachoeira e tome um banho de rio. 

  1. Visite pontos turísticos locais

Ao acampar, você não limita o passeio em apenas um dia. Assim, pode aproveitar para conhecer pontos turísticos na cidade que escolheu para visitar. A moto traz toda a mobilidade necessária para que não perca tempo no trânsito e possa aproveitar ainda mais seu passeio. 

Carregue o básico em seus baús, como água, suco e alguns snacks. Assim, você economiza e ainda pode escolher um lugar paradisíaco para fazer seu lanche. 

  1. Conheça novas pessoas

O acampamento é ideal para conhecer novas pessoas. Amantes de motos estão espalhados em todos os cantos e em um bom camping você pode encontrar parceiros de estrada e trocar uma ideia. 

Participe de outros acampamentos ou promova um fogueira à noite, próximo à sua barraca e convide as pessoas para conversar. Com certeza é a chance de fazer novos amigos e marcar passeios juntos. 

Venha conhecer esse modelo de bota da Black Boots
  1. Fuja dos roteiros padrão

Os feriados nos proporcionam a chance de viajar e aproveitar uma praia ou conhecer aquela famosa cidade turística. Mas, são épocas que os locais ficam lotados e é quase impossível desfrutar com tranquilidade dos dias de folga. 

Com o moto campismo, você pode fugir dos roteiros de sempre de todo mundo e descansar da rotina pesada de trabalho. Pesquise muito antes de viajar e escolha um lugar que te proporcione relaxamento e contato com a natureza. 

  1. Ainda vivemos uma pandemia

Infelizmente ainda estamos convivendo com o Coronavírus e precisamos seguir tomando todos os cuidados. Mas, pegando a estrada sozinho ou com companhia, para fazer um acampamento, seja em camping ou na fazenda de um amigo, as chances de contrair a doença diminuem. 

Afinal, não é habitual as pessoas irem para campings sempre que tem uma folga. Esse é um momento que precisamos cuidar da nossa mente. É necessaŕio esvaziar um pouco o pensamento da rotina, do trabalho, da casa e das obrigações. E, nada melhor para isso que acampar após um longo trecho de estrada com a sua moto. 

Capacete, luvas e uma boa Bota… itens de segurança para sua viagem.

E aí, se convenceu de ir acampar de moto?

Se você é novo nesse assunto, vamos te dar umas dicas do que carregar em seus baús para um acampamento tranquilo. 

Barraca: compre uma barraca pequena, selada e com capa térmica, para se proteger da chuva e do calor. 

Saco de dormir: um saco de dormir faz muito menos volume que um colchão e ainda te mantém quente em uma noite de sono. Ao montar a barraca, prefira um terreno onde tem mais grama, para que fique mais confortável para dormir. 

Ferramentas: a dica é carregar um canivete suíço, pois ele pode te ajudar em várias situações. Além disso, lembre-se de levar uma lanterna e um isqueiro. 

Itens de higiene pessoal: leve apenas o básico e naquele formato de kits de viagem, que são pequenos e cabem tranquilamente na mochila. 

Power bank: mesmo que a ideia seja se desligar do mundo, você não vai deixar de registrar os momentos da viagem, não é mesmo? Talvez no camping não tenham tantas tomadas disponíveis e com a bateria extra você mantém seu celular carregado. 

Saco plástico: cuide da natureza. Carregue um saco plástico e jogue em local adequado o seu lixo. 

Bota confortável: você não tem espaço para carregar vários calçados. Escolha uma bota que te proteja na estrada e te dê a liberdade de caminhar com conforto pelo camping e passeios que fizer. 

É isso! Que tal começar a se organizar para no próximo feriado ir acampar acompanhado de sua moto? Se você for, conta para a gente como foi a experiência. 

Se você já manja totalmente do assunto, deixe mais dicas aqui nos comentários! 

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Black Boots