Oque há por dentro da minha bota de couro masculina???

As vezes alguns clientes me perguntam porque determinado sapato é tão caro, ou mesmo porque ele é tão duro de usar…  Tem dúvidas sobre a qualidade das botas… Será que vale a pena? Será que ela é boa mesmo??

Resolvi  falar um pouco deste assunto, de como são feitas as botas que vendemos aqui na Black Boots

Pra gente começar a entender precisamos dar nome aos “bois”… assim fica mais fácil.

  1. Gáspea – é a parte superior da bota, aquela que fica acima do solado. Olhou para o sapato a primeira coisa que vê é a gáspea. Ela pode ser dividida em outras partes… como a língua, o calcanhar, os ilhoses…
  2. Palmilha – é a parte da bota que fica em contato com os pés quando estamos usando…
  3. Entre-sola – e a parte da bota que fica entre a sola e a palmilha. Vc pode ver esta parte tirando a palmilha da bota.
  4. Sola – essa é  a parte que fica por baixo da bota, na parte exterior, onde a bota faz contato com o chão.
  5. Vira – é uma tira de couro, ou de material sintético, que corre ao longo do perímetro da sola.
  6. Forma – essa vc não vê, mas pode imaginar, pois ela dá o formato a bota.

Então vamos lá…

A primeira bota que foi feita com a marca da Black Boots era um coturno militar, um clássico. Ele era feito para o Exército Brasileiro, para a Escola de Sargentos de Três Corações. Era um coturno com sistema Goodyear, e que chamávamos de palmilhado. O coturno era forte e resistente, além de ter um visual bem bacana e que até hoje os clientes nos pedem para fazer, relançar. Por sinal fizemos uma bem parecida que é a nossa Nine Six, uma bota cano médio.

Além destes coturnos a Black Boots vendeu botas da Paraiso Boots que eram feitas com a construção Goodyear, tínhamos vários modelos super legais e que fazem sucesso até os dias de hoje… e olha que já se passaram mais de 25 anos!!!

O método Goodyear ( palmilhado ) foi inventado por Charles Goodyear, ele era filho do famoso Goodyear,  um químico que desenvolveu a vulcanização da borracha. Na verdade ele criou uma máquina que fazia a costura, pois este método pode tbm ser realizado manualmente. Esta costura une a gáspea, a vira e a palmilha… depois você enche de cortiça o miolo do solado, e costura a sola na vira. Existem diversos vídeos na web que vc pode pesquisar e ver este método sendo feito. Ele é muito utilizado em botas feitas na America do Norte, na Espanha e até na Indonésia.

Este método de construção dá uma durabilidade para as botas bem legal, e além disto vc pode trocar o solado quando desejar. Eu tbm gosto muito do visual das botas feitas com a construção Goodyear. Mas nem tudo são flores… as botas ficam bem mais pesadas e duras. E o preço bem mais salgado, hoje uma bota Goodyear custa em torno de 300 dolares.

Eu já vendi muita bota Goodyear, mas muita mesmo… e tenho o feedback dos meus clientes. A maioria gosta, acha bacana… curte o visual, a bota feita neste tipo de construção realmente é muito bacana, e tem várias vantagens, é mais duravel, pode fazer ressola, e com o tempo seus pés vão se sentir dentro de casa, pois a palmilha ( sendo de couro e tendo enchimento de cortiça ) vai moldar os seus pés. Existem algumas marcas brasileiras que ainda fazem… como a Jácomo, são botas feitas por encomenda, e eles mesmos fazem com outras construções mais simples.  Eu indico este tipo de bota para quem anda de moto, ela é boa para vc ficar com os pés na pedaleira, boa pra pisar no chão e fazer apoio pra sua moto. É um modelo de bota masculina que voce tem que estar disposto a pagar um pouco mais, pelo menos 300 dolares.

Aqui voce pode ver como eram feitas as botas da Paraiso Boots, um Goodyear de verdade.

Temos vários modelos de botas masculinas de couro feitos com o método de Blake Construction.  Botas dos mais variados estilos, Chelsea, Gomeira, Brogue, Casual, Urbana e por ai vai…  Este método de construção  é feito com auxilio de uma maquina, pois o Blake é uma única costura que une a sola e a gáspea passando pela entre-sola.  Com um único ponto vc une tudo.

 E acredito que este seja o tipo de construção ideal para as botas da Black Boots, principalmente por se tratar do mercado brasileiro. Temos que pensar na viabilidade comercial dos produtos, temos que pensar em produtos que nós brasileiros possamos comprar.

Este tipo de construção tem diversas vantagens. Ele deixa a bota de couro bem mais flexível e confortável, o custo é inferior ao Goodyear, a qualidade é bem legal e vc ainda pode fazer a troca de solado em qualquer sapateiro próximo da sua casa

Em alguns modelos das nossas  botas masculinas de couro estamos utilizando um método tipo vulcanização. Eu digo tipo vulcanização por que na realidade temos costume de chamar vulcanização o processo dos tênis Converse, tênis Vans e outros que utilizam borracha e passam pelo forno autoclave. Mas na Black Boots tbm utilizamos este processo de unir a borracha da sola ao cabedal de couro através de um adesivo compatível, as duas partes são prensadas e depois levadas ao forno em alta temperatura, e logo em seguida seguem para o resfriador.   A união cabedal-sola obtida a partir da vulcanização é extremamente sólida e durável. Este foi um método que encontramos para ter uma bota de couro masculina de excelente qualidade e ainda sim conseguir um preço justo.  Todos os produtos que são feitos neste método tem a palmilha de montagem de couro. Isto ajuda muito para que a colagem fique mais segura e que este processo se realize de forma mais eficiente. A prova disto é que depois que começamos a fazer dentro deste conceito não tivemos mais botas soltando o solado. Obvio que isto pode acontecer… por sinal já vi muita bota boa abrindo o bico… mas conseguimos diminuir bem este problema nas nossas botas masculinas.

SONY DSC
SONY DSC
SONY DSC

Voce pode ter certeza que procuramos sempre a melhor construção para as nossas botas masculinas, e construções que tenham um bom custo beneficio. Fazemos isto procurando ter produtos que possam competir com a mesma qualidade de botas Timberland, botas Democrata,  West Coast, Bradok… entre tantas outras.

Oque vai diferenciar o valor de uma bota é a sua qualidade, os materiais que são empregados para sua construção. Veja bem as costuras que são feitas, o tipo de maquinário utilizado, a palmilha interna se é de papelão ou de couro, o forro de material sintético ou não…. as vezes até imitando couro legitimo, mas na verdade são de couro sintético. Tudo isto influencia no valor da sua bota. Muitas vezes vemos botas por 150 reais sendo vendidas por ai, não que sejam ruins, mas vale a pena avaliar e ver se este produto atende a sua demanda. Afinal… a melhor bota do Brasil é aquela que voce esta usando… bem ai nos seus pés… aquela que esta te servindo. Do que adianta eu dizer que a minha é a melhor?? Melhor mesmo é continuar seguindo o nosso caminho em busca de qualidade, conforto e estilo… e nunca esquecendo que o preço tem que ser honesto. As nossas botas estão num nicho de mercado pouco explorado no Brasil… pois temos de um lado botas de extrema qualidade e caríssimas, a maioria nem chega nas lojas brasileiras… e do outro lado botas de péssima qualidade super baratas, falsificadas e espalhadas pela internet. A Black Boots tem como missão fazer botas de ótima qualidade e com preço justo. Uma bota boa custa 140 dolares em qualquer parte do mundo… ou seja  uma média de 500 reais.  E as nossas estão neste patamar.

Agora confere este modelo que foi usado pelo nosso cliente  Marcelo  – @marcelo_carmanini – durante 03 anos, uso constante no dia a dia, inclusive andando de Harley nos finais de semana. A nossa Cycle foi guerreira e aguentou bem… e o nosso cliente Marcelo passou aqui na loja para levar mais uma bota Black Boots, esta ai ele nos deu de presente. É muito legal isto, porque durante estes mais de 20 anos de loja de botas, a gente pode avaliar onde podemos melhorar os nossos produtos. Essa experiencia é muito importante, ter um feed back dos nossos produtos pelos nossos clientes, acredito que isto é que faz com que a Black Boots tenha um trabalho tão bacana e de qualidade.

Este modelo de Cycle já foi substituido por um novo que lançamos em 2018. Agora essa bota vem com um novo solado mais durável, e tbm com a montagem Blake Construction, que numa só costura une cabedal ao solado passando pela entresola. Isto garante uma maior durabilidade. Confere as fotos do novo solado costurado Blake Construction.

Se tiver duvidas, ou quiser falar de botas… basta entrar em contato… e deixe seu comentário.

Valeu!!!

Compartilhe nas redes: