Por que você deve tirar as botas antes de entrar em casa?

E aí, você tira os sapatos antes de entrar em casa? Pode não parecer, mas essa pergunta é polêmica. Para muitas pessoas pode parecer bobagem tirar a bota antes de entrar em casa, mas para outras essa é uma regra vital em seus lares.
Mas, de onde vem esse costume? Por que é tão importante assim eu trocar de calçado ao entrar em casa? Nesse post, vamos te dar 5 motivos para refletir sobre a importância desse simples ato de cuidado e higiene. Vamos lá?
Onde surgiu o hábito de trocar de calçado antes de entrar em casa?
Não se sabe ao certo quando esse costume passou a existir. Mas, ele surgiu com os povos ocidentais, principalmente no Japão, cerca de 300 a.C a 250 d.C. Segundo especialistas em cultura japonesa, a troca de calçados antes de entrar no lar traz a ideia de divisão de mundo entre a pureza e a impureza. O que isso quer dizer? Que a nossa casa é um lugar limpo e puro, enquanto tudo que está fora é sujo e poluído.
No Brasil, para muitas famílias é comum descalçar seus tênis, sandálias, etc, antes de seguir para os cômodos da casa. Além disso, quando recebem visitas, têm o costume de deixar pantufas ou chinelos na porta, para que elas usem enquanto estão nos ambientes internos.
Outro ponto é que devido à pandemia do Coronavírus, muitas pessoas passaram a aderir ao costume, já que é comprovado que o vírus pode permanecer em superfícies por determinado tempo.
Sendo assim, o fato de deixar o calçado do dia a dia na porta de casa se tornou um ato de autocuidado e higiene. Confira abaixo os motivos para você adotar essa prática também.

1. Nos sapatos habitam diversos tipos de vírus e bactérias
Você já pensou na quantidade de lugares que passa durante o dia? Você caminha por calçadas, pontos de ônibus, banheiros, diversas áreas compartilhadas no trabalho, bar, balada, entre tantos lugares em sua rotina.
E vamos combinar, nesses locais o chão não é tão limpo assim, não é? O nosso calçado é um terreno super fértil para vírus e bactérias. Pesquisas apontam que na parte interna do sapato existem cerca de três mil bactérias. Já do lado externo, podemos carregar mais de 400 mil micro-organismos.
Esses germes podem causar algumas doenças comuns, como: infecções intestinais, urinárias e em casos muito graves, a meningite. Estudos indicam que é muito difícil um adulto se contaminar de forma grave pelo contato com o calçado sujo, mas isso pode ser um perigo para quem tem bebês ou crianças pequenas, que gatinham pelo chão e põem a mão na boca. Fique ligado!
2. Você sente que sua casa suja muito rápido? Pode ser o calçado!
Manter a casa limpa e organizada é o sonho de muita gente. Vamos combinar, dá uma trabalheira faxinar tudo a cada semana, né?

Bom, sabia que adotar o hábito de tirar a bota antes de entrar em casa pode ajudar a manter o ambiente limpo por mais tempo? Sim! Nós não carregamos apenas vírus e bactérias nos calçados, mas também sujeira de todo tipo, como pó, pedaços de grama, pedrinhas, terra, etc.
Faça o teste e perceba se a sujeira de seu lar doce lar diminui ao adotar o hábito de trocar de calçado ao entrar em casa.
3. Ajuda a preservar seu piso
Como assim? Pensa com a gente: ao entrar em casa, carregamos toda a sujeira da rua para dentro, facilitando o acúmulo de impurezas pelos cômodos.
Dessa forma, ao longo do tempo, o piso de casa pode manchar devido a quantidade de vezes que se anda nos ambientes de tênis e botas sujas.
Se você caminha com os calçados sujos pela casa, preste atenção se existe uma parte onde o piso fica mais escuro ou manchado. Se está, pode ser que o principal vilão seja seu sapato sujo.
4. Os seus pés e calçados precisam respirar
Nossos pés tendem a suar durante o dia quando estamos com nossas botas preferidas e por consequência elas ficam úmidas. Ficar muito tempo de calçado fechado ajuda na proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças e até o famoso chulé.
Por isso é tão importante dar uma folga para os pés em um bom período do dia. Sendo assim, umas das dicas para começar a criar esse hábito é tirar os sapatos antes de entrar em casa.
Outro ponto importante, é que não é recomendado usar o mesmo calçado todos os dias. É importante revezar durante a semana, para que a durabilidade deles aumentem e também possam secar da umidade adquirida naturalmente.

5. Melhore a energia de seu lar
Muita gente acredita em energia e procura adotar em suas rotinas boas práticas para manter todos os seus ambientes energizados. Quando trazemos sujeira para dentro de casa, isso pode ajudar a desarmonizar-lá.
Um ambiente limpo traz a sensação de leveza, pureza e até segurança. Dessa forma, a ideia aqui é esquecer o trabalho que é tirar os calçados antes de entrar em casa e adotar uma nova rotina.
Além disso, se você pretende guardar o calçado em sua sapateira ou guarda-roupa, procure limpá-los antes. Isso ajuda a não acumular sujeira nesses lugares, ainda mais quando o tênis ou bota são deixados no quarto. Esse é um espaço de repouso e relaxamento e não é saudável manter objetos sujos neste local, para que o ambiente se mantenha limpo e com boas energias.
Como tornar esse hábito mais fácil?
Uma das principais dicas é deixar um móvel, uma pequena estante ou armário junto à porta de entrada. Ali você pode deixar os calçados da rua e ainda calçar um chinelo ou pantufa, caso não goste de andar descalço.
Mas não faça do espaço um depósito de sapatos sujos. Se não tem tempo de limpá-los todos os dias, pelo menos o solado e a superfície com um pano limpo, aproveite o fim de semana para dar uma boa geral neles.

Conta para a gente, você costuma tirar a bota antes de entrar em casa ou não?
Deixe um comentário