Por que você deve tirar as botas antes de entrar em casa?

Botas na porta de entrada de casa.


E aí, você tira os sapatos antes de entrar em casa? Pode não parecer, mas essa pergunta é polêmica. Para muitas pessoas pode parecer bobagem tirar a bota antes de entrar em casa, mas para outras essa é uma regra vital em seus lares. 

Mas, de onde vem esse costume? Por que é tão importante assim eu trocar de calçado ao entrar em casa? Nesse post, vamos te dar 5 motivos para refletir sobre a importância desse simples ato de cuidado e higiene. Vamos lá?

Onde surgiu o hábito de trocar de calçado antes de entrar em casa?

Não se sabe ao certo quando esse costume passou a existir. Mas, ele surgiu com os povos ocidentais, principalmente no Japão, cerca de 300 a.C a 250 d.C. Segundo especialistas em cultura japonesa, a troca de calçados antes de entrar no lar traz a ideia de divisão de mundo entre a pureza e a impureza. O que isso quer dizer? Que a nossa casa é um lugar limpo e puro, enquanto tudo que está fora é sujo e poluído. 

No Brasil, para muitas famílias é comum descalçar seus tênis, sandálias, etc, antes de seguir para os cômodos da casa. Além disso, quando recebem visitas, têm o costume de deixar pantufas ou chinelos na porta, para que elas usem enquanto estão nos ambientes internos. 

Outro ponto é que devido à pandemia do Coronavírus, muitas pessoas passaram a aderir ao costume, já que é comprovado que o vírus pode permanecer em superfícies por determinado tempo. 

Sendo assim, o fato de deixar o calçado do dia a dia na porta de casa se tornou um ato de autocuidado e higiene. Confira abaixo os motivos para você adotar essa prática também.

Nossas botas nos protegem nos lugares mais inusitados. O banheiro é um deles, principalmente se for em lugares públicos, bares, festas…etc.

1. Nos sapatos habitam diversos tipos de vírus e bactérias

Você já pensou na quantidade de lugares que passa durante o dia? Você caminha por calçadas, pontos de ônibus, banheiros, diversas áreas compartilhadas no trabalho, bar, balada, entre tantos lugares em sua rotina. 

E vamos combinar, nesses locais o chão não é tão limpo assim, não é? O nosso calçado é um terreno super fértil para vírus e bactérias. Pesquisas apontam que na parte interna do sapato existem cerca de três mil bactérias. Já do lado externo, podemos carregar mais de 400 mil micro-organismos. 

Esses germes podem causar algumas doenças comuns, como: infecções intestinais, urinárias e em casos muito graves, a meningite. Estudos indicam que é muito difícil um adulto se contaminar de forma grave pelo contato com o calçado sujo, mas isso pode ser um perigo para quem tem bebês ou crianças pequenas, que gatinham pelo chão e põem a mão na boca. Fique ligado!

2. Você sente que sua casa suja muito rápido? Pode ser o calçado!

Manter a casa limpa e organizada é o sonho de muita gente. Vamos combinar, dá uma trabalheira faxinar tudo a cada semana, né? 

Bom, sabia que adotar o hábito de tirar a bota antes de entrar em casa pode ajudar a manter o ambiente limpo por mais tempo? Sim! Nós não carregamos apenas vírus e bactérias nos calçados, mas também sujeira de todo tipo, como pó, pedaços de grama, pedrinhas, terra, etc. 

Faça o teste e perceba se a sujeira de seu lar doce lar diminui ao adotar o hábito de trocar de calçado ao entrar em casa. 

3. Ajuda a preservar seu piso

Como assim? Pensa com a gente: ao entrar em casa, carregamos toda a sujeira da rua para dentro, facilitando o acúmulo de impurezas pelos cômodos. 

Dessa forma, ao longo do tempo, o piso de casa pode manchar devido a quantidade de vezes que se anda nos ambientes de tênis e botas sujas. 

Se você caminha com os calçados sujos pela casa, preste atenção se existe uma parte onde o piso fica mais escuro ou manchado. Se está, pode ser que o principal vilão seja seu  sapato sujo. 

4. Os seus pés e calçados precisam respirar

Nossos pés tendem a suar durante o dia quando estamos com nossas botas preferidas e por consequência elas ficam úmidas. Ficar muito tempo de calçado fechado ajuda na proliferação de fungos e bactérias, que podem causar doenças e até o famoso chulé. 

Por isso é tão importante dar uma folga para os pés em um bom período do dia. Sendo assim, umas das dicas para começar a criar esse hábito é tirar os sapatos antes de entrar em casa. 

Outro ponto importante, é que não é recomendado usar o mesmo calçado todos os dias. É importante revezar durante a semana, para que a durabilidade deles aumentem e também possam secar da umidade adquirida naturalmente. 

Aqui é que eu guardo os nossos sapatos na cozinha de casa. Olha ai a sandália BK.

5. Melhore a energia de seu lar

Muita gente acredita em energia e procura adotar em suas rotinas boas práticas para manter todos os seus ambientes energizados. Quando trazemos sujeira para dentro de casa, isso pode ajudar a desarmonizar-lá.

Um ambiente limpo traz a sensação de leveza, pureza e até segurança. Dessa forma, a ideia aqui é esquecer o trabalho que é tirar os calçados antes de entrar em casa e adotar uma nova rotina. 

Além disso, se você pretende guardar o calçado em sua sapateira ou guarda-roupa, procure limpá-los antes. Isso ajuda a não acumular sujeira nesses lugares, ainda mais quando o tênis ou bota são deixados no quarto. Esse é um espaço de repouso e relaxamento e não é saudável manter objetos sujos neste local, para que o ambiente se mantenha limpo e com boas energias. 

Como tornar esse hábito mais fácil?

Uma das principais dicas é deixar um móvel, uma pequena estante ou armário junto à porta de entrada. Ali você pode deixar os calçados da rua e ainda calçar um chinelo ou pantufa, caso não goste de andar descalço. 

Mas não faça do espaço um depósito de sapatos sujos. Se não tem tempo de limpá-los todos os dias, pelo menos o solado e a superfície com um pano limpo, aproveite o fim de semana para dar uma boa geral neles. 

Olha a nossa Pro Rider.

Conta para a gente, você costuma tirar a bota antes de entrar em casa ou não?

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Black Boots