Porque uma bota de couro é tão importante quanto um capacete?

É do conhecimento de todos que andar de moto com capacete é extremamente importante, além de obrigatório. Mas, você sabia que as botas de couro podem ser tão importantes quanto?

Logicamente, não estamos querendo dizer que botas de couro são mais importantes do que um capacete. Até porque, cada um é responsável por proteger uma parte do corpo específica. O ponto que gostaríamos de levantar é de que, as botas de couro são uma parte dos acessórios de seguranças mais importantes que o motociclista precisa considerar utilizar.

Neste post, você irá ler sobre os benefícios à segurança que as botas de couro oferecem e os riscos que corre caso não as tenha na estrada. Continue lendo!

As botas de couro são bonitas, estilosas e o mais importante: SEGURAS!

Sim, as botas de couro são bem mais que um simples complemento ao visual. Para os amantes de moto, servem até como um acessório importante e eficaz de segurança, isso porque são responsáveis pela proteção dos pés e tornozelos.

Em cima de uma moto, os pés ficam expostos a possíveis impactos ou quedas e caso não se encontrem devidamente protegidos, os riscos podem ser bem maiores e mais graves. Sabendo disso, separamos alguns benefícios que as botas de couro trazem para motociclistas.

  • Confortável;
  • Resistente;
  • Práticas para Limpeza;
  • Arejadas;
  • Impermeáveis;
  • Adaptáveis.

Ideais para o dia a dia ou para uma longa viagem, as botas de couro são extremamente confortáveis, macias e se adaptam aos pés. Tem tamanho ideal para não causar desconforto ao motociclista e não são espaçosas. Firmes, tem também como característica seu solado antiderrapante, que pode ser muito útil em casos de desequilíbrio ou para evitar uma possível queda.

As botas de couro não estragam com facilidade se bem cuidadas. O couro, por ser um material bastante resistente, aguenta atritos com o chão e protege os pés de possíveis queimaduras se vier a existir contato com o asfalto. É bem provável que, caso chegue a esse ponto, você tenha uma bota de couro mais desgastada, porém ainda reutilizável por um tempo antes da necessidade de aposentá-la. 

Muito práticas e simples de serem limpas, as botas de couro não requerem tantos cuidados para permanecerem apresentáveis.Mesmo que você seja um motociclista super ativo, as sujeiras do dia a dia são simples de serem retiradas pois o couro não permite que as sujeiras grudem. Um detergente neutro, pano úmido e prontinho! Caso queira ter um cuidado maior com as botas, existem produtos específicos para mantê-las ainda mais limpinhas, brilhantes e lindas.

Existe coisa pior do que ficar com os pés suando? Não, né? Com as botas de couro, o ar consegue atravessar o material e manter os seus pés arejados e longe de micoses e fungos! 

Às vezes não tem como fugir da chuva ou de uma poça d’água. Mas com as botas de couro, você não precisará se preocupar em ficar com os pés molhados. Isso porque, quanto mais você manter o couro hidratado, mais resistente à água as botas serão.

Além de todas essas vantagens, as botas de couro são incrivelmente adaptáveis. O couro é um material maleável e não permite que o calçado aperte e traga desconforto aos pés. Ao mesmo tempo, protege os pés de forma firme, não permitindo que o calçado saia em casos extremos.

Os riscos no dia a dia e na estrada!

Acidentes são imprevisíveis e mesmo que você tome todo o cuidado do mundo, não há como ter a certeza de que não irá acontecer. 

Sem a segurança devida nos pés, segue alguns dos riscos que você pode estar correndo:

  • Perder o sapato durante o acidente;
  • Queimaduras nos pés e tornozelos em caso de queda;
  • Pés escorregadios por falta de um solado antiderrapante;
  • Pés molhados, logo, pesados, durante a pilotagem.

É importante ressaltar que, é recomendado botas de couro de cano alto para maior proteção da região dos pés e tornozelos.

Não há nada de errado em querer aproveitar os prazeres de pilotar e se divertir pelas estradas mas, ter cuidado com si mesmo é primordial! Ah, e não se esqueça do capacete, viu?!

Esperamos que este post possa ajudar a otimizar a sua segurança durante as viagens de moto!

Curtiu o post? Acompanhe a Black Boots para mais conteúdos como este!

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Black Boots