Qual o tamanho de bota devo comprar?

Essa é uma das perguntas que mais aparece aqui na loja.  E hoje vou explicar, e te ajudar a decidir qual o melhor tamanho para você calçar. É simples!!!

Existem vários tipos de pés, pé largo, fino, gordo, alto, magro, chapado…  e ainda temos os pés que são diferentes entre si. Isto ai… olhe bem para os  seus pés e você verá que um é diferente do outro. Tem gente que até o tamanho é diferente… do tipo um pé calça 40 e o outro 41. Sério.

Uma família e seus pés…

Por isto é muito importante na hora da compra você escolher uma bota que seja  adequada para o seu tipo de pé. Olhe bem para eles… e depois para o modelo que você quer comprar, se seus pés são magros, finos e alongados… não compre uma bota largona com o bico grande… não vai dar certo. Escolha uma bota mais fina , que combine com os seus pés. Se eles forem mais gordinhos,  então vamos numa bota com cadarço, e que tenha uma forma mais larga. Basta vc olhar para os seus pés…  Existe muita gente que olha para os pés do artista da “Globo” e quer ter uma bota igual… quando chega em casa e vai experimentar… fica aquela “marmota”. Porque? Por que o pé não combina com aquele modelo.

O modelo certo vai ser confortável e ficar bem equilibrado visualmente com você. É uma questão de bom senso, e de personalidade.

Agora vamos às medidas. Coloque seus pés sobre uma folha em branco e marque o seu calcanhar e o seu dedo mais longo. Marque também as laterais com os pontos extremos. E depois, com uma régua, anote as medidas.

Este Guia é apenas um exemplo. Cada bota tem suas medidas numa tabela igual a esta que vc vai encontrar na pagina do produto. Esta tabela fica proximo as numerações, ou na ultima foto do bloco de fotos. Clica que vc vai achar!!!

A maioria dos sites de calçados e botas masculinas tem uma tabela de medidas. No caso da Black Boots as medidas são feitas através da forma da bota, ou seja,  é uma medida bem exata do tamanho da bota. Sendo assim é muito importante que vc deixe pelo menos 1,5 cm de folga, para que os seus pés possam ter conforto dentro da bota.

Essa folga de 1,5 ou 2,0 cm é no comprimento da bota, é muito importante ficar claro que a bota não cede pra frente, se algum dedo do seu pé estiver “pegando” no bico da bota, isto não vai ter solução… ou seja, a bota vai realmente te machucar. Portanto nunca deixe que os seus dedos fiquem encostando no bico da bota. Quanto a largura e a altura do seus pés, é possível que o couro venha a ceder, e com o tempo a bota fique mais confortável, mas o desejável é que você decida por um modelo que seja do tamanho e de acordo com as medidas dos seus pés.

Eu, particularmente chego a deixar 2,00 cm…   é bem pessoal.  Durante mais de 25 anos vendendo botas, eu sempre indiquei aos meus clientes que comprem uma numeração mais folgada. Porque?? A bota muito apertada ou justa fica com as costuras estressadas, o couro da gáspea chega a se deformar para adaptar ao “shape” dos pés… e isto não é legal. Uma bota confortável, e mais solta ( 1,5 a 2,00 cm ) além de ficar mais integra ao seu formato, vai se desgastar muito menos.  Uma bota justa pode espremer seus dedos numa descida. Se vc precisar usar uma meia mais grossa… já era.

Tudo isto é uma questão de opinião, e também de experiência. Te falo uma coisa: Já ajoelhei na frente de clientes durante anos e anos… já vi pés “de tudo quanto é jeito”…  Tiro certeiro: enfia o dedo indicador no cano pela parte de trás dos pés…  Aproxima o dedão do pé ( ou outro que seja maior ) no bico da bota. Se o seu dedo indicador couber entre o cano e o seu calcanhar… então tá ok.


Agora como saber se vai dar certo… se vc tá comprando pela internet?  O jeito é você comparar a medida da bota com outros sapatos e tênis que vc tem… No caso dos tênis eu já indico um numero mais certo, porque para a pratica de esportes, caminhadas, subidas de montanha… o “papo” é outro…   ai tem que ficar certinho nos seus pés. Portanto veja bem como fica o seu pé num tênis e compare a sua numeração com a medida da bota que você quer comprar…  Normalmente acaba sendo um numero a mais. No caso das botas da Black Boots, que são botas mais casuais, work… etc.

Vi um texto bem legal no site da The Northface… vale a pena conferir.   Voce vai ouvir outra pessoa te dando dicas que podem acrescentar na hora da sua compra… além de voce ver umas botas bem legais. Mas volta para o nosso site…hein??? E faz um contato pelo Instagram que vou te dar um desconto pessoalmente. Olha que legal!!!

Espero ter te ajudado… e lembre-se: as botas da Black Boots tem praticamente a mesma forma e tamanho… portanto se vc acertar num modelo poderá comprar outros diferentes com a mesma numeração… e tbm ajudar seus amigos a comprarem… deixe que eles experimentem as suas botas. (desde que não tenham chulé!!! )

Valeu!!! Grande abraço,  Guilherme.

Compartilhe nas redes:
Escrito por
Guilherme Horta
Guilherme Horta. Sócio-diretor da Black Boots Brasil. Dediquei os últimos 25 anos criando, comprando e revendendo botas masculinas. Consegui transformar uma pequena loja de 25m2 em uma marca reconhecida nacionalmente, a Black Boots. Minha bebida preferida é uma boa cerveja IPA. Gosto de jazz, musica eletrônica e bossa-nova. Nasci em 1961, e passo maior parte dos meus dias no Sul de Minas, pintando o "sete". Sou um obsessivo colecionador de antiguidades e objetos vintage. No final da tarde tomo chá de louro, e pelas manhãs uma ducha gelada pra acordar. Me divirto com a vida, quanto mais simples melhor.