Você viaja de moto frequentemente? Saiba como proteger seus pés!

Viajar de moto é a paixão de muitos homens e cá para nós, tem coisa melhor? Sentir o vento bater no rosto, pilotar a moto que você tanto gosta na estrada, ver lindas paisagens, o frio na barriga nas curvas… É realmente incrível! Mas para aproveitar bastante passeios como este, é preciso se precaver.

Ao pilotar uma moto, as pernas, joelhos e pés ficam extremamente expostos aos grandes riscos, como, bruscos impactos,  encontrões ou na pior das hipóteses, uma queda.  Além disso, os pés são automaticamente utilizados como forma de proteção e precaução de acidentes caso a moto por algum motivo, desequilibre. Responsáveis também por manter a moto em pé nas paradas, os pés também controlam a embreagem e freio das rodas traseiras.

Já deu para perceber como os pés são importantes nas viagens de moto, né? Por esse motivo, separamos algumas dicas de como manter seus pés confortáveis e protegidos durante a viagem. Continue lendo!

O calçado ideal para viajar de moto

Uma coisa é certa: sandálias e chinelos definitivamente NÃO combinam com motos. O calçado ideal deve ter uma boa aderência ao chão e pedal durante a pilotagem e deve transmitir segurança, conforto e controle ao piloto. Por isso, aposte em sapatos que não vão apertar os dedos e nem oferecem risco de escorregar durante a sua viagem de moto.

Uma ótima opção para se usar durante a viagem são as botas de couro. Existem algumas mais especiais que são geralmente utilizadas em corridas off-road e são perfeitas para a segurança dos pés. Feitas de couro ou materiais semelhantes, as botas possuem solado de borracha e são especificamente feitas para a proteção dos pés em caso de queimaduras causadas pelo atrito da pele com o asfalto e possível contato com o escapamento, escoriações e fraturas decorrentes de quedas e encontrões. Além disso, tem tecnologia impermeabilizante que protege os pés das águas da chuva.

Acessórios que complementam (e muito) a sua segurança durante a viagem!

É comum que a maioria das pessoas foque muito nos calçados e se esqueçam de um acessório que ajuda muito na proteção dos pés: as MEIAS!

Atualmente, existem diversos modelos com tecnologias avançadas que contribuem no conforto, praticidade e segurança do motociclista. Algumas são impermeáveis, térmicas, mais grossas e resistentes, anti-transpirantes e etc. Vale a pena investir em meias para um percurso de viagem mais confortável e com mais segurança.

Outra acessório interessante é a capa protetora para os pés. Parecidas com polainas, são muito utilizadas por cima do calçado comum, evitando que ele molhe e eliminando a necessidade da troca de sapatos quando a chuva vier. As polainas ocupam pouco espaço e são leves, facilitando a pilotagem porém, não protegem os pés de queimaduras e acidentes.
Por último mas não menos importante, um acessório mais em conta, que serve para “quebrar um galho”, garantir segurança e evitar desconforto durante a viagem de moto: as galochas! São baratas, antiderrapantes e impermeáveis. A desvantagem é que galochas são pesadas e ocupam um espaço maior, o que a torna nada prática para transporte.

O que você deve evitar para viajar de moto

Depois de saber um pouco mais quais calçados são boas opções para viajar de moto, é indispensável que você também saiba quais devem ser evitados e quais não devem ser utilizados em hipótese alguma.

Botinas e coturnos, embora atraentes, confortáveis e resistentes, não são ideais para pilotar a moto. Principalmente por questão de segurança mas, também para a durabilidade dos seus sapatos.

Calçados com bico de ferro NÃO DEVEM ser usados em viagens de moto, de forma alguma. Isso porque, além de não protegerem contras atritos e queimaduras, ainda se torna mais perigoso pois em acidentes mais fortes, o ferro pode amassar, deixando os dedos presos ou causando cortes profundos e irreparáveis.

Agora que você sabe como levar a segurança junto com conforto para a sua viagem de moto, divirta-se fazendo o que mais gosta. Ah, e boa viagem!

Curtiu este post? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!




Compartilhe nas redes:
Escrito por
Black Boots