Tipos ideais de botas para turismo de aventura

Para algumas pessoas, é parte da rotina estar em meio à natureza praticando esportes. Para outras, o contato com ela não é tão frequente, mas necessário para recarregar as energias e se distanciar um pouco da loucura dos centros urbanos. 

Independente do estilo de aventura e a frequência, uma coisa é certa: é preciso escolher o calçado ideal para acompanhar você nos dias em meio à natureza. 

Neste post, vamos trazer as diferenças entre o turismo de aventura e ecoturismo e quais calçados usar nas diversas atividades na natureza. Acompanhe!

Diferença entre ecoturismo e turismo de aventura

Num primeiro momento, o ecoturismo e turismo de aventura podem parecer a mesma coisa, mas não são. 

O ecoturismo é voltado para a prática do turismo em áreas naturais, de forma responsável. Ou seja, a prática incentiva a preservação do meio ambiente, patrimônios culturais e ambientais. Dessa forma, acontece a integração do homem e natureza, promovendo a consciência ambiental. 

Já o turismo de aventura, traz experiências sensoriais e físicas, de forma recreativa. Ele traz diversos desafios que despertam diversas sensações aos praticantes. As atividades em meio à natureza trazem liberdade, superação, prazer, entre outros sentimentos. É uma prática que envolve o contato direto com a natureza e tem algumas modalidades, como: trekking, rafting, arvorismo, mergulho, rapel, etc. 

Independente do estilo de turismo, ambos são democráticos, podem ser praticados por pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico. 

Qual calçado usar em esportes junto à natureza?

Existe uma infinidade de tipos de calçados para praticar o turismo de aventura. É importante que você escolha uma boa bota ou tênis para esportes em meio à natureza, pois são eles que vão garantir conforto e segurança em seus passeios. 

Se você é um iniciante, não se preocupe. Muitas vezes você vai fazer trilhas ou caminhadas mais simples, que não precisam de um calçado específico. Talvez aquele tênis ou bota, boa e confortável que tem em casa, pode te ajudar nas primeiras rotas e desafios. 

Conforme você for aumentando o nível da atividade, vai precisar de um calçado que te dê mais tranquilidade e segurança, para seguir seus caminhos aventureiros. Separamos aqui algumas dicas para escolher um boa bota para turismo de aventura. 

  1. Conheça o terreno que vai se desafiar

Conhecer bem os terrenos e atividades que prefere se desafiar, é muito importante na hora de comprar o calçado ideal. Se você é do time que prefere caminhadas e trilhas leves, pode contar com calçados menos sofisticados, perto dos utilizados para desafios maiores, como caminhadas de vários dias seguidos, com acampamentos em meio à natureza.

  1. Analise todos os materiais das botas e benefícios

Ao provar uma bota ou tênis esportivo, analise o tecido, o solado, a impermeabilidade e o quanto o calçado respira também. Verifique o quanto ele traz segurança e conforto aos pés. O calçado não pode te dar bolhas, deve proteger o tornozelo sem que você perca mobilidade, deve trazer aderência ao solo e ainda te ajudar a ter impulso na prática de suas aventuras. 

Ao provar a bota ou tênis, lembre-se que ele não pode ficar justo no pé. Em longas caminhadas ele pode causar lesões e até te fazer perder as unhas. O ideal é que o calçado fique com uma folga de 1,5cm a 2cm, mas sem que o pé fique sambando no calçado. Outra dica, é prová-lo no final do dia, quando o pé já está inchado e com um tipo de meia que vá usar em seus dias na natureza. 

Espero que essa dicas possam ter te ajudado nas sua pesquisas de botas para aventuras.

Aqui na Black Boots nós entendemos aventura como nossos passeios de moto, caminhadas em viagens de turismo por cidades históricas, grandes centros urbanos e por que não dizer: até na balada, afinal de contas… a vida é uma grande aventura!!!


Compartilhe nas redes:
Escrito por
Black Boots