Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma bota

Se tem um calçado que é democrático entre os homens, é a bota. Ela combina com todos os estilos, seja o casual ou formal, o item é essencial no guarda-roupa, pois combina com diversos looks e é muito versátil.

Além disso, a bota é muito resistente, protege seus pés do frio, chuva, umidade e ainda te ajuda a encarar os desafios do dia a dia.

Para elevar seu estilo e visual, escolher a bota correta é ideal. Se você está pensando em comprar uma bota, neste post te daremos algumas dicas do que você precisa saber antes de adquirir esse item essencial.

Como escolher a bota perfeita?

Como você deve imaginar, existem diversos modelos de botas. Mas, qual combina com o seu estilo?

Separamos alguns modelos mais comuns, para estilos mais formais e casuais, para que conheça e identifique qual combina mais com os seus looks.

Botas com cadarço

Esse modelo de botas traz um ar um pouco mais formal. Normalmente são botas que compõem um estilo mais clássico, com looks de alfaiataria. Elas trazem um estilo moderno, mas também retrô e se encaixam no dia a dia de homens que precisam se vestir de uma maneira mais elegante.

Modelo Brogue

Os modelos de bota nesse estilo são a Oxford, Derby e Brogue. São tipos clássicos e sofisticados, muitas vezes com acabamentos polidos e envernizados, com couro de alta qualidade.

Botas com cadarço e cano baixo

Se você gosta de um estilo mais casual, as botas nesse modelo podem combinar mais com você. Nesse formato, existem a Chukka Boot e Desert Boot, que são de camurça, com um solado um pouco mais leve e com amarração até o calcanhar.

Modelo Desert

São botas extremamente versáteis e combinam com vários looks. Calça jeans, camiseta, camisa e até peças de alfaiataria. Elas trazem bastante firmeza para os pés e são companheiras para toda hora, seja um dia de trabalho, um happy hour com os amigos ou uma viagem para centros urbanos.

Botas com cadarço e cano alto

Esse modelo também é muito usado por homens que curtem um estilo mais casual, rocker e precisam de segurança para o seus pés. Seja para o trabalho, andar de moto ou aproveitar uma aventura na natureza, esse modelo está em muitos guarda-roupas por aí.

s modelos mais conhecidos são as Work Boots, Yellow Boots, Coturnos e Botas Hikking. São botas mais rígidas, com um solado reforçado, à resistentes a água e muito mais “brutas”.

Modelo Coturno

Elas possuem ilhoses ou ganchos, trazendo mais firmeza e conforto para os pés. São botas que combinam com estilos mais urbanos ou mesmo aventureiros.

Botas sem cadarço

Sabe aquele calçado que é bem fácil de encaixar nos pés e sair andando? São as botas sem cadarço. Além de serem extremamente confortáveis e versáteis, ainda podem te ajudar a compor um look para trabalho, um encontro ou mesmo uma reunião importante.

Modelo Chelsea

Um dos modelos mais conhecidos é a Chelsea Boots. Ela pode ser de couro, que traz mais elegância, ou de camurça, que combina com looks mais casuais. Ela foi popularizada pelos Beatles nos anos 1960 e estão no guarda-roupa dos homens até hoje.

Como escolher o tamanho?

Em seu armário, provavelmente você tem calçados de diversos tamanhos. Atualmente, com a diversidade de calçados e marcas que possuímos, as empresas não seguem os mesmos modelos de formas, o que faz com que tenhamos calçados de tipos e tamanhos diferentes.

O mais indicado quando for comprar uma bota, é escolher calçados com 1,5 cm ou 2 cm maiores, para trazer mais conforto aos seus pés. Mesmo sabendo que o couro da bota pode ceder ao longo do tempo, é importante ter essa folga para ajudar também na durabilidade do calçado. Dessa forma, você evita estressar as costuras ou mesmo a parte que fica em cima dos pés.

Consulte a nossa Tabela de Medidas para encontrar o tamanho ideal.

Outro ponto importante, é que a bota não cede no bico. Dessa forma, se você comprar um modelo que fica muito justo próximo ao dedão, o risco de ter machucados nos seus pés é alto.

A melhor forma de definir o melhor tamanho ao provar a bota, é colocar o dedo indicador junto ao cano da bota, próximo ao calcanhar. Se o dedo couber entre o cano e a base do seu pé, o tamanho está correto.

Caso compre o modelo pela internet, meça o seu pé em uma folha de papel no comprimento, largura e circunferência. Com o tamanho definido, acrescente a folga citada acima e compre seu calçado. A maioria das lojas virtuais de calçados contam com guia de medidas, que te ajudam na hora da compra.

Escolha o acabamento

Seja comprando na internet ou em lojas físicas, antes de fechar seu pedido, verifique o acabamento da bota. Analise a finalização das costuras, do solado, da parte interna e demais detalhes.

Caso esteja provando a bota, perceba como ela encaixa nos seus pés, se nenhuma costura pega no calcanhar, dedos ou parte de cima dos pés, que possa te causar machucados. Além disso, sempre prove o calçado com meia, para sentir como fica e se aguenta seu dia a dia.

Teste a sua bota

Estou na loja comprando minha bota, devo andar com ela? Sim, aproveite o espaço, ande com a bota, se possível suba escadas, fique de cócoras e analise se ela traz todo o conforto que você precisa.

Caso compre o calçado pela internet, faça o mesmo dentro de casa quando chegar o pedido. Esse momento é muito importante, pois essa decisão impacta diretamente no seu conforto diário.

Escolher uma bota não é tarefa fácil. Mas, saiba que ao comprar qualquer que seja o modelo desse calçado, você não vai se arrepender, pois as botas são amigas e companheiras fiéis.

Esperamos ter ajudado você a escolher o modelo de bota que combine com o seu estilo. Se você tem mais alguma dica que possa ajudar outros iniciantes nesse assunto, não deixe de contribuir, comentando nesse post!

Caso tenha dúvidas na hora de comprar faça contato pelo nosso Whatsapp e será um prazer te ajudar –

Fale com Guilherme – 35 984024893 // Fale com o SAC – 16 993997697


Compartilhe nas redes:
Escrito por
Guilherme Horta
Guilherme Horta. Sócio-diretor da Black Boots Brasil. Dediquei os últimos 25 anos criando, comprando e revendendo botas masculinas. Consegui transformar uma pequena loja de 25m2 em uma marca reconhecida nacionalmente, a Black Boots. Minha bebida preferida é uma boa cerveja IPA. Gosto de jazz, musica eletrônica e bossa-nova. Nasci em 1961, e passo maior parte dos meus dias no Sul de Minas, pintando o "sete". Sou um obsessivo colecionador de antiguidades e objetos vintage. No final da tarde tomo chá de louro, e pelas manhãs uma ducha gelada pra acordar. Me divirto com a vida, quanto mais simples melhor.